Pomsky (mix de Husky Siberiano com Lulu da Pomerânia)

Pequeno a médio porte e muito fofinho. Conheça o Pomsky, uma raça híbrida (SRD) de Husky Siberiano com Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão)!

pomsky com a cabeça inclinada para o lado

Oi, eu sou a Caju!

Você conhece o Pomsky? Assim como eu, eles nasceram de pais diferentes: um Husky Siberiano e um Lulu da Pomerânia, duas raças nórdicas.

Tem pouco tempo que eles vieram ao mundo, mas já estão fazendo bastante sucesso.

Se você ainda não ouviu falar dos Pomskies (ou mesmo se já ouviu), hoje você vai saber tudo de especial sobre eles, de onde vieram, como eles são e se são tão comportados quanto eu!

Qual é a mistura entre as raças Husky Siberiano com Lulu da Pomerânia?

É o Pomsky!

Dizem por aí que o primeiro Pomsky nasceu em um laboratório nos Estados Unidos, lá por 2009.

O resultado veio da inseminação artificial de um Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão) macho e uma Husky fêmea – daí, inclusive, o nome “Pomsky”, da junção dos nomes das duas espécies.

A opção pela fêmea de maior porte vem da ideia da facilidade de fêmeas “grandes” darem à luz filhotes de tamanho menor, o que evitaria complicações no parto.

Embora isso não seja a regra, pois depende da genética e uma outra série de fatores, ainda é a combinação mais segura para as duas raças provedoras.

Eles são tão novinhos que ainda nem foram catalogados pela Federação Cinológica Internacional (FCI), a entidade que divulga e reconhece as espécies caninas em nível mundial (eu ouvi um Sem Raça Definida?).

No entanto, já ganharam diversos adeptos no mundo inteiro pela fofura e lealdade!

Personalidade e temperamento do Pomsky

Por se tratar de uma mistura de raças com temperamentos bem distintos, é difícil saber qual dos pais o Pomsky mais irá puxar.

Certo é que, no geral, esses cãezinhos são bem inteligentes, brincalhões, amigáveis e ativos. 

Mas é claro que a genética tem o seu papel na personalidade dos bichanos, portanto é preciso levar em consideração as características de seus pais.

  • Caso puxe o lado da raça Lulu da Pomerânia, a tendência é que o seu Pomsky tenha uma personalidade mais possessiva, territorial e muito apegada aos tutores, o que por vezes pode gerar algum problema. Mas não se preocupe. Um pouco de treinamento e ele será comportado como eu!
  • Por outro lado, se o Pomsky tiver a personalidade mais parecida com a do Husky Siberiano, esse cão tenderá a ser mais independente, bem mais ativo, enérgico e trabalhador, e exigirá rotina de exercícios e brincadeiras maior para liberar toda a energia acumulada nele.

Assim como grande parte das raças, a forma como o Pomsky é criado terá papel fundamental no seu desenvolvimento e aceitação da vida familiar.

Basta cuidar dele com muito amor e carinho e ele será um companheiro perfeito!

Características dos Pomskies

Você conhece aquela expressão “cara de um, focinho de outro” que remete a nós e aos cães? Pois é isso, quase que exatamente. 

  • Assim como o temperamento, as características do Pomsky tem influência direta dos genes dos pais. No entanto, em linhas gerais, esses cãezinhos possuem corpo de Husky Siberiano – não tão esbelto e elegante, e com as patas mais curtas – e a cara arredondada e de “filhote” do Lulu da Pomerânia.
    Essa combinação, aliás, é o que tanto faz sucesso entre os tutores! 
  • O tamanho pode variar dependendo do pai com mais influência sobre o filhote, mas o padrão é de um tamanho médio – até 55 cm de altura -, podendo pesar até 16 kg.
  • São ideais para o ambiente familiar e podem muito bem ser criados em apartamento, principalmente aqueles cujo tamanho tende a ser mais parecido com o Lulu da Pomerânia.
  • A pelugem também é bastante variável, como uma paleta de cores que engloba preto (como eu!), branco, marrom, cinza, laranja, entre outros.
  • Eles possuem duas camadas de pelos que os protegem tanto do frio quanto do calor, fazendo com que se adaptem com certa facilidade aos mais diversos ambientes. 
  • Os olhos tendem a puxar mais ao Husky, bem azuis. No entanto, também podem apresentar coloração castanha, âmbar e preta. O charme fica por conta da parte siberiana.
    Muitos pomskies apresentam heterocromia, ou seja: cada um dos olhos possui uma cor diferente.

Cuidados com os Pomskies

Embora provenientes do Husky Siberiano, o Pomsky se adapta bem ao clima brasileiro. No entanto, sombra e água fresca nunca é demais (eu mesma adoro!).

Por conta da importância dos seus pelos para a regulagem de temperatura corpórea do animal, ele nunca deve ser completamente tosado.

Além disso, o ideal é que o Pomsky seja penteado algumas vezes por semana para a retirada dos pelos mortos, manutenção da pelugem desembaraçada e para estimular o crescimento de fios mais novos.

Por ser naturalmente higiênico, os banhos são recomendados somente uma vez por mês, de modo que a proteção natural dos pelos não seja retirada com diversos enxagues.

Após o banho, é bastante recomendável que a secagem seja feita com toalha e secador, para que os pelos não fiquem úmidos e tragam problemas para os cãezinhos.

Fora isso, visitas ao veterinário com regularidade, aplicação de todas as vacinas necessárias, manutenção de uma alimentação equilibrada e passeios diários são essenciais.

Como são muito inteligentes e enérgicos, é sempre bom elaborar jogos que estimulem a mente e o corpo deles para que se mantenham cada vez mais saudáveis.

Doenças comuns do mix de raças de Husky com Spitz

Infelizmente, todos nós cães estamos sujeitos a doenças. Por isso é tão importante que os nossos tutores nos levem ao veterinário com regularidade, para nos manter saudáveis e evitar que alguma doença até então desconhecida se agrave.

Com o Pomsky isso não é diferente. Por conta da genética e da estrutura das raças pequenas, esses bichinhos tendem a sofrer com doenças da visão, cardíacas, dentárias e também articulares. 

  • Doenças cardíacas: cães podem sofrer de problemas do coração quando não alimentados ou exercitados de maneira adequada. Nesse caso, a principal condição cardíaca que pode afetar o Pomsky é a cardiomiopatia dilatada, que se trata de uma condição que provoca uma dilatação excessiva do músculo do coração, o que dificulta o bombeamento de sangue. Os sintomas podem ser tosse, perda de apetite e dificuldade de respirar;
  • Colapso de traqueia: Embora ainda não esteja comprovado que os Pomskies possam sofrer com essa doença, ela é muito comum em raças pequenas. Os principais sintomas são dificuldade de respiração, coloração das gengivas, tosse e intolerância a exercícios. O tratamento é feito com broncodilatadores e antibióticos;
  • Perda de visão progressiva: Os problemas de visão no Pomsky são herdados de ambos os pais. Enquanto é comum que um Husky Siberiano apresente glaucoma, o Lulu da Pomerânia tende a sofrer com o atrofiamento da retina e posterior cegueira. Embora seja raro que o Pomsky apresente esse problema quando filhote, isso pode se desenvolver com o passar dos anos, por isso é bom ficar atento ao menor sinal de perda de visão;
  • Problemas articulares: Como são cães de raça pequena, é possível que os Pomskies tenham algum problema de articulação ao longo de sua vida. Além de predisposições genéticas, as pernas curtas desses animais acabam dificultando a sua sustentação, causando problemas nos membros inferiores. As doenças articulares mais comuns em cães desse porte são o deslocamento de patela (problema no joelho comum no Lulu da Pomerânia) e a Doença de Legg-Calvé-Perthes, que é um problema que afeta a articulação entre o quadril e o osso da coxa, causando dores e dificuldade de locomoção.
  • Problemas dentários: Os dentes encavalados são o principal problemas de saúde do Pomsky. Por conta da sua boca pequena, os dentes tendem a crescer por cima dos outros, o que pode gerar acúmulo de bactérias entre eles. É recomendado que o tutor escove os dentes do seu filhote com bastante frequência, para não permitir que nenhuma sujeira se acumule.

Resumo

Vamos agora repassar tudo o que aprendemos sobre os Pomsky, esse cãozinho fofo e que vem conquistando o coração de todos:

  • Origem: Estados Unidos
  • Características físicas: Proporcionado e com orelhas pontudas
  • Tamanho: Pequeno a médio
  • Altura: 25 cm a 55 cm
  • Peso: 3 kg a 16 kg
  • Expectativa de vida: entre 12 e 15 anos
  • Atividade física recomendada: média
  • Temperamento e personalidade: equilibrado, inteligente, carinhoso, forte, ativo
  • Ideal para: casas e apartamentos
  • Tipo de pelo: médio, liso e comprido

Fotos e vídeos de cães Pomskies

Deixei o melhor para o final.

Aqui estão imagens e vídeos de alguns Pomskies que eu separei especialmente para você!

filhotes de pomsky
filhote de pomsky

Os filhotes de pomsky são muito fofinhos, né?! Parecem mini filhotes de lobo!

Fotos de @chidithepomsky
dois pomskies adultos

Quando adultos, podem ser de pequeno porte como os Lulu da Pomerânia ou chegarem a um porte médio.

Vídeo de @winterpomsky

Espertos, brincalhões e imprevisíveis!

pomsky adulto deitado
pomsky - filhote de olhos azuis

Uma das características mais marcantes dos pomskies são seus olhos, que podem ser azuis…

pomsky com heterocromia

…ou apresentarem heterocromia!


Bom, agora você já sabe tudo sobre o Pomsky, não é mesmo? Eu disse que você ia conhecê-lo. E se já conhecia, se apaixonou ainda mais.

Sei que eles parecem fofos e irresistíveis, mas, no fundo, todos nós somos!

Então se quiser adotar um de nós, que precisamos dos seus cuidados e carinho, tenha certeza que não irá se arrepender!

Créditos das imagens: Freepik e Pinterest

Ex-vira-lata, já passei por poucas e boas. Morei na rua por mais de três anos, apanhei muito, operei as mamas para remoção de um câncer e agora sou blogueirinha! Siga-me no instagram!

Deixe seu comentário