Para quem gosta de bicho, o dia dos animais é celebrado todos os dias!
Contudo, além das datas específicas para vários tipos e espécies, também há datas comemorativas para os animais em geral, e com significados próprios para cada uma!
Confira:
Índice
14 de março: Dia Nacional dos Animais
No dia 14 de março o Brasil tem muito a comemorar, pois é o Dia Nacional dos Animais. Sendo um dos principais países representantes da fauna e biodiversidade no planeta, obviamente temos um dia próprio para celebrar nossos bichos!
A data tem como objetivo não só valorizar nossas espécies e animais de estimação, mas também conscientizar sobre os direitos dos bichos, que merecem proteção, cuidados e bem-estar.
Infelizmente, muitas das espécies que só o Brasil tem estão ameaçadas de extinção, vítimas da caça ilegal e das queimadas. Por isso, sempre proteja e apoie instituições de proteção ambiental!
04 de outubro: Dia Mundial dos Animais
Já no âmbito mundial, outubro marca uma das datas mais importantes: o Dia Mundial dos Animais!
O dia faz alusão ao dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais pelo cristianismo católico. A data foi oficializada em Florença, na Itália, no ano de 1931, durante o Congresso Internacional de Proteção Animal.
Na data e nos dias que a circundam, é comum acontecerem eventos, campanhas, congressos e debates voltados as causas animais. Trata-se de um dos períodos mais movimentados do seguimento.
Vale ressaltar ainda que, também no dia 04 de outubro comemora-se o Dia do Cachorro. Se quiser ver mais sobre essa e outras datas comemorativas do mundo animal, veja nosso calendário do ano com datas para animais.
10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Animais
Já no finzinho do ano, temos o Dia Internacional dos Direitos Animais, celebrado em 10 de dezembro. A data foi criada em 1998 pela ONG inglesa de proteção animal Uncaged.
O intuito da data é conscientizar a população mundial sobre o dever de enxergar os animais como sujeitos morais, com direitos e leis de proteção válidas. Afinal, são seres capaz de sentir dor e sofrer, por isso devem ser defendidos.
O que fazer no dia dos animais?
Vale a pena tirar um tempinho do dia para divulgar o trabalho de ONGs, instituições e defensores animais. Nessas épocas, com certeza os perfis vão divulgar campanhas, eventos e informações. Você pode compartilhar e espalhar as ideias.
Você ainda pode ajudar financeiramente ou pessoalmente em campanhas e abrigos. Qualquer ajuda conta muito e pode ser o necessário para que animais sejam adotados, vacinados, castrados ou simplesmente tenham uma boa ração para encher a barriguinha!
Por fim, mas não menos importante, adote! Adotar um animal é dar-lhe a oportunidade de viver uma vida feliz, onde a troca de carinho é mútua. Por isso, nunca compre pets, sempre adote e ajude nas campanhas de adoção.
Veja outras datas comemorativas para animais
Além dos dias dos animais, existe ainda outras duas datas que são consideradas importantes para a causa: o Dia Nacional de Adotar um Animal e o Dia da Libertação Animal.
Veja um pouco mais sobre cada uma delas:
04 de outubro: Dia Nacional de Adotar um Animal
Em outubro, mais precisamente no dia 04 do mês, celebra-se um dos dias que, na minha opinião, é um dos mais bonitos do calendário de datas para animais: Dia Nacional de Adotar um Animal.
Adotar um bichinho sem lar é um dos gestos mais lindos de gentileza que existem. Além de ganhar um amigo, a adoção contribui de tantas formas para a vida do bichinho e do cuidador(a) que é até difícil listar a quantidade de benefícios.
Por isso, nessa data tão linda, adote! Se não puder adotar, ajude nas campanhas de adoção e nos abrigos que cuidam dos animaizinhos sem lar. Um pacote de ração ajuda imensamente.
18 de outubro: Dia da Libertação Animal
O dia 18 de outubro é marcado como uma data de grande importância para o ativismo animal. No Dia da Libertação Animal, comemora-se a libertação de animais de cativeiros e laboratórios e luta-se pelos que ainda estão presos.
A data surgiu de um projeto de lei aprovado em 2014, em alusão ao dia em ativistas libertaram 178 cães da raça beagle e sete coelhos usados em testes laboratoriais no Instituto Royal, São Paulo, em 2013.
Lugar de animal é na natureza! Para os que podem ser domesticados, o correto é mantê-los em lares seguros, com uma família que os trate bem e com alimentação e cuidados adequados.
Aproveite o dia dos animais com o seu pet
Dá para fazer várias coisas legais e importantes nos dias dos animais, mas não melhor do que aproveitar as datas com o seu(s) pet(s).
Aposte em programas divertidos, brincadeiras e passeios, já que sabemos que eles adoram essas coisas! Seja um gatinho, cachorrinho ou outro bichinho, o que vale é a criatividade e o carinho que você pode dar e receber nessas datas!
Créditos das imagens: Freepik.
Deixe seu comentário