Adestramento de cães: Tipos, importância e preços
Quer aprender mais sobre o processo e custo do adestramento de cães? Aqui você encontra tudo de mais interessante e legal sobre o tema!
Seu cachorro está mau comportado, devorando tudo pela casa ou fazendo as necessidades onde não deve? Então talvez seja a hora de conversarmos sobre o adestramento de cães, uma prática cada vez mais comum que resulta em companheiros mais comportados, calmos e limpos.
Adestrar nossos amigos de 4 patas é bem legal e saudável, na verdade. Pode parecer uma atividade trabalhosa, mas o resultado é sempre positivo. Hoje vamos conversar sobre os tipos, importância e preços de adestramento de cães.
Você pode contratar um profissional ou mesmo usar técnicas de adestração por conta própria para atividades e correções mais simples. De uma forma ou de outra, hoje você descobrirá abaixo tudo de mais interessante sobre o tema.
Índice
O que é adestramento?
Adestramento é como é chamado ato de disciplinar animais.
O termo também é usado para se referir ao ensinamento de técnicas e correção de maus comportamentos. É realizado por meio de treinos constantes, com a aplicação de métodos não agressivos de assimilação e repetição.
Estima-se que o tempo médio para um adestramento básico seja de aproximadamente 4 meses, com aulas quem contam com a presença do adestrador e o tutor.
Para os adestramentos mais específicos, o tempo pode variar.
Tipos de adestramento de cães
Existem alguns tipos de adestramento para cães. Cada um com métodos e finalidades únicas, e todos devem ser realizados por um profissional habilitado para o serviço.
Confira abaixo quais são os tipos de adestramento:
1. Adestramento básico
Também chamado de “adestramento de convivência”, esse tipo tem o objetivo de fazer com que a presença do cão na casa ou condomínio tenha o menor impacto negativo possível.
É a adestração que permite disciplinar o cão a não latir muito, por exemplo, não fazer suas necessidades nos locais indevidos e não atacar vizinhos, principalmente.
Por se tratar de um adestramento mais simplório, muita gente acredita que é possível fazê-lo sem ajuda de um profissional, o que não é verdade.
Somente um adestrador pode treinar o animal de forma adequada, com resultados garantidos e contando com o apoio dos tutores.
2. Correção de maus comportamentos
Esse tipo é bem mais profissional do que a adestramento básico, sendo necessária a atuação intensa de um adestrador.
É o tipo indicado para cães com grandes problemas de personalidade, como latido excessivo e agressividade.
3. Adestramento para cão de guarda
O adestramento para cães de guarda, como o nome já sugere, é aquele cujo objetivo é treinar o cachorro a atuar na proteção de lares, comércios ou até mesmo na guarda de pessoas, como crianças pequenas ou portadores de deficiência cognitiva.
4. Adestramento avançado
O adestramento avançado é o método usado para ensinar truques elaborados aos cães.
O resultado são cães capazes de exercer ações que podem atuar em espetáculos, shows, concursos e campeonatos.
5. Adestramento para cão guia
Este adestramento é focado em treinar cães para exercer a guia de pessoas com deficiência visual.
O treinamento dura cerca de 2 anos e o cão pode exercer o serviço por até 8 anos.
6. Adestramento esportivo
Consiste em uma rotina de treinos diários e supervisionados por um treinador qualificado.
O objetivo é capacitar e desenvolver as habilidades físicas e mentais de cães para eventos esportivos.
7. Adestramento publicitário /para as mídias
Este adestramento tem como foco treinar cães para atuarem em peças de mídia, TV, filmes, publicidade e ensaios fotográficos comerciais.
O treino gira em torno da adaptação do animal com câmeras e locais de gravação, além da assimilação de comandos específicos para gravações de imagens.
8. Adestramento militar / investigativo
Por último, temos o treinamento militar ou investigativo, que são realizados por treinadores de autoridades e corporações policiais, além de empresas que prestam serviço de farejamento e resgates.
Este treino habilita cães a participarem e serem fundamentas na busca e apreensão de drogas, principalmente.
Qual é a importância do adestramento?
O adestramento é uma das principais e mais eficazes ferramentas de desenvolvimento de habilidades no pet que façam com que a convivência seja a melhor possível com humanos nos locais onde eles dividem espaço.
Além do companheirismo e amor que os cães compartilham, estes também podem ser muito úteis e funcionais, como em serviços de guia, guarda e farejamento.
No entanto, dificilmente o cão adquire tais habilidades sem o treinamento adequado.
Dessa forma, o adestramento é muito importante, mas não somente o trabalho do adestrador. O apoio, suporte e carinho dos tutores dos animais são essenciais para um bom resultado.
Preços e custos: Quanto custa adestrar?
Como falei antes, há vários tipos de adestramento de cães.
Tutores podem ensinar truques ou ações básicas, mas isso não é adestramento em si. Para um trabalho completo e bem-feito, é essencial a contratação de um profissional especializado.
Em média, uma aula de adestramento custa entre R$100 e R$200, realizadas geralmente uma vez por semana.
A duração do adestramento vai depender do tipo e das técnicas usadas. Para níveis básicos, pode ir de 2 a 4 meses e para níveis avançados pode durar anos.
Contudo, há diversas cidades no país que ainda não possuem profissionais adestradores.
Há também cursos online, onde o profissional ensina o tutor a adestrar o cão da maneira adequada, como revela matéria do O Globo.
Por fim, há também muitos livros sobre o tema.
Quais raças podem ser adestradas?
Todas as raças de cão podem ser adestradas, desde que o animal não possua condições de saúde que o impeçam de realizar o treinamento.
Inclusive, temos o artigo onde respondemos se é possível adestrar um vira-lata, onde há várias informações legais para quem cuida de animais SRD.
Adestrar é um ato de amor
A adestramento de cães nada mais é do que o investimento em seu companheiro de 4 patas.
Trata-se de dedicar tempo, dinheiro e esforço no desenvolvimento da personalidade, comportamento e habilidades motoras do seu pet.
Ao adestrar, você estimula a competência mental e física do cachorro, melhorando a saúde e capacidade cognitiva dele.
Por isso, adestrar não é algo que você faz só por você e pelos outros humanos que vivem em torno do animal, é um ato de amor e investimento no seu cãozinho.
Créditos das imagens: Freepik