Cio: saiba mais sobre o ciclo estral das cadelas
Cachorro menstrua? Conheça informações básicas sobre os sinais, comportamentos e efeitos do cio no ciclo estral, o período fértil das cadelas.
Apesar de muitos tutores considerarem o cio uma circunstância desagradável, o ciclo estral das cadelas é um momento natural de desenvolvimento, fragilidade e mudanças hormonais no animal.
Se para os cuidadores o cio é um período inconveniente e chato, para as cadelas é um momento de alterações internas que podem afetá-las imensamente.
Desse modo, saiba tudo sobre o período fértil e como cuidar da sua cadela nessa fase. Conheça as principais definições e informações básicas sobre o tema.
Tire suas dúvidas e aprenda a facilitar o processo para você e para a sua pet!
Índice
O que é o cio?
O cio faz parte do ciclo estral, como é chamado a fase fértil das cadelas. Isso acontece após o animal atingir a maturidade sexual e é marcada por sinais comportamentais e fisiológicos apresentados pelo animal.
Um deles é o que chamam de menstruação canina, mas que não tem nada a ver com a dos humanos. O sangramento acontece durante o período de estro, em média duas vezes por ano.
O ciclo estral revela que a cadela está desenvolvida o suficiente para o acasalamento, ainda que isso não signifique a maturidade necessária para a procriação.
O animal emite cheiros que indicam aos machos da sua espécie a possibilidade para acasalar. Além disso, existem outros sinais que falaremos mais nos próximos tópicos.
Quais são os sinais de que a cadela está no cio?
Dentre os principais sinais fisiológicos e comportamentais apresentados pelas fêmeas durante as fases do cio estão:
- Inchaço e vermelhidão nos mamilos e na vulva
- Sangramento na região genital
- Comportamentos sexuais com outros animais e com objetos
- Cadela mais apegada e carinhosa
- Lamber a região genital
- Agressividade (quando há desconforto em relação aos inchaços)
- Aumento de apetite
- Instabilidade emocional
- Ansiedade
Essas são as principais características perceptíveis durantes as principais fases do ciclo. No entanto, cada animal pode exibir sinais particulares, principalmente em relação ao comportamento.
Quanto tempo dura o cio?
O ciclo estral é composto de quatro fases, como você poderá ver no próximo tópico. Contudo, as duas primeiras fases são as quais a cadela exibe a maioria dos sinais, portanto é o que corresponde ao cio visível pelo tutor.
Esse período dura cerca de 21 dias. Algumas cadelas podem apresentar as fases visíveis do cio entre 15 a 28 dias. Mais do que três semanas de sangramento podem ser um mau sinal, portanto procure um veterinário.
Como identificar as fases do ciclo estral?
O ciclo estral das cadelas acontece em quatro fases. Nelas, o animal inicia, termina e se preparar biologicamente para reiniciar o processo de fertilidade.
Para identificar o cio, é mais fácil observar os sinais que a cadela emite em cada fase do ciclo. Conheça as fases:
- Proestro: A fêmea ainda não está fértil, mas começa a exibir inchaço nos mamilos e na vulva, além de sangramento. Ela ainda pode ficar mais agitada e simular comportamentos sexuais com outros animais e com objetos. Este período dura de 5 a 9 dias.
- Estro: A cadela já está fértil. Essa fase dura entre 4 e 13 dias. É quando ocorre as mudanças comportamentais, onde ela pode se mostrar bem mais carinhosas ou, em certos casos, mais agressiva (devido aos inchaços e incômodos).
- Diestro ou Metaestro: Essa fase dura entre 60 e 100 dias, a depender se ocorreu ou não a fertilização. Caso não tenha cruzado, a fêmea pode mostrar maior apetite e instabilidade emocional. Caso tenha ocorrido a fertilização, haverá os sinais de gravidez e lactação.
- Anestro: Marca o fim do ciclo e a fase da inatividade sexual. Começa após o parto (para as que foram fecundadas) ou após o diestro (para as que não foram fecundadas). Dura entre 90 e 150 dias e geralmente não apresenta sinais.
Vale ressaltar ainda que cadelas com distúrbios hormonais podem apresentar gravidez psicológica devido a alta produção de hormônios na fase do diestro.
Nesse caso, até mesmo cadelas que não foram fecundadas podem apresentar sinais de lactação e inchaço na região do abdômen. Portanto, você deve levar o animal até um veterinário e seguir as recomendações do especialista.
A castração impede o cio?
Sim, a castração realizada antes dos seis meses de vida do animal impede o ciclo estral da fêmea, assim como seus efeitos (inchaços, sangramentos, mudanças comportamentais e alterações hormonais).
Vale lembrar ainda que a castração de fêmeas ainda ocasiona benefícios para a saúde do animal, como diminuição da chance de algumas doenças ligadas ao quadro hormonal.
Dicas para amenizar os sinais do cio (para tutores e animais)
Por fim, mas não menos importante, separei algumas dicas para amenizar os efeitos e sinais do cio, tanto para os cuidadores quanto para os animais. Confira:
- As fraldas caninas, ou “calcinhas”, podem ajudar nos períodos de sangramento. Elas podem ser encontradas em lojas de artigos animais e pela internet, como nos links passados.
- Preste atenção na alimentação, pois nas fases do proestro e estro as fêmeas podem perder o apetite ou mostrarem apetite seletivo. Certifique-se de que ela se alimenta bem.
- Não impeça a simulação sexual com objetos, como bichos de pelúcia, por exemplo. Apesar de não ser muito “educado”, a prática traz alívio a efeitos do cio na fêmea.
- A única maneira de evitar a prenhez é impedindo o contato sexual da cadela com machos não castrados.
Créditos das imagens: Freepik.