Golden Alemão (mix de Golden Retriever com Pastor Alemão)

Cão de médio a grande porte, mas com fofura gigante. Conheça o Golden Alemão, uma raça híbrida (SRD) de Golden Retriever com Pastor Alemão!

Golden Alemão deitado na grama

Oi, eu sou a Caju!

Hoje eu vim apresentar vocês para o meu amigo chamado “Golden Alemão” (ou Golden Shepherd). Ele, assim como eu, veio de um pai e de uma mãe diferentes – ou seja, eles também são cães sem uma raça definida (SRD).

Conforme você deve imaginar pelo nome, o Golden Alemão nasceu do cruzamento entre as raças Golden Retriever e Pastor Alemão.

Bom, só por essa família a gente já começa a imaginar alguns traços de personalidade dos nossos amiguinhos misturados. Mas não vamos apressar as coisas.

Vem comigo que eu apresento você ao querido Golden Alemão. E caso você já os conheça, é a sua chance de se apaixonar ainda mais por eles!

Personalidade e temperamento do Golden Alemão

Como eu já havia dito, os progenitores do Golden Alemão falam muito sobre a personalidade mais provável de ser herdada por um filhote da raça.

Mas como o temperamento do filho nem sempre puxa a essência dos pais, vou detalhar a vocês as características mais comuns de encontrarmos no Golden Alemão.

  • Pastor Alemão: Leais e protetores, não à toa são os mais utilizados como cães policiais. É um cão muito inteligente e de alta energia. Portanto, respondem com bastante eficácia a um treinamento. Por serem essencialmente protetores, podem gerar problemas de ordem agressiva. Essa tendência pode ser contornada com a socialização desde filhote.
  • Golden Retriever: Já o Golden tem como principal característica o fato de ser bastante sociável e gentil. Carinhoso e brincalhão, eles têm a tendência de amar a todos e fazer amigos com grande facilidade. A exemplo dos pastores são muito inteligentes e enérgicos, sendo bastante utilizados como cães de serviço.

A partir das descrições das personalidades dos pais podemos conhecer um pouco dos filhos, vocês não acham?!

Dessa forma, não fica difícil pensar que o Golden Alemão é, essencialmente, um cão bastante inteligente e amoroso, que gosta de brincar e que tem um forte instinto de proteção, caso puxe o lado do pastor. 

Características do Golden Alemão

Assim como o temperamento, as características físicas do Golden Alemão irão depender, em grande parte, dos pais.

Mas algumas dessas características podem ser previstas:

  • A pelagem, por exemplo, é geralmente longa e grossa, embora não esteja descartado que ela seja mais curta. No entanto, como a sua camada de pelagem é dupla – como as dos pais – é bastante provável que ele solte bastante pêlo durante todo o ano.
    Nesse caso, é preciso uma limpeza regular na casa para evitar problemas de alergia em algum membro da família do dono.
  • A cor do pelo também pode variar conforme a hereditariedade. Ela pode ser dourada, caso puxe o Golden Retriever – mas caso o filhote seja mais parecido com o Pastor Alemão, a coloração pode variar entre preto, creme, amarelo, branco, entre outros. 
    É muito comum que eles tenham o pelo dourado ou amarronzado e, na área dos focinho e das orelhas, a pelagem mais escura, puxando o lado germânico da família.
  • Quanto ao tamanho, o Golden Alemão varia entre tamanho médio a grande, podendo chegar a 60 cm de altura e pesar entre 15 e 25 kg. As fêmeas tendem a ser um pouco menores que os machos. 
  • O Golden Alemão possui um corpo que lembra as suas duas raças originárias. Com um porte ereto, ele tem as costas retas e o peito largo, estufado, características do Pastor Alemão.
    As pernas são naturalmente atléticas, dada a disposição para o trabalho e atividades físicas de ambos os pais.
    Porém, sua cabeça apresenta traços mais parecidos com o Golden Retriever.
  • A maioria dos filhotes, inclusive, nasce com as orelhas caídas, e elas, com o desenvolvimento do animal, podem ou não ficar eretas. Tudo vai depender de qual parente terá a maior influência.

Cuidados necessários com o Golden Alemão

Antes de mais nada, é fundamental ressaltar que todo cachorro precisa de visitas regulares ao veterinário para fazer check-ups rotineiros.

Dessa forma, qualquer problema que venha a acometer o nosso amiguinho será previamente identificado e tratado.

Um cuidado absolutamente necessário com o Golden Alemão são os exercícios físicos. Por ter propensão a ganho de peso e altos níveis de energia, é fundamental que ele tenha atividades regulares. É recomendável pelo menos uma hora de caminhada por dia

Outra preocupação que o tutor deve ter é com a saúde bucal do Golden Alemão. É muito comum que ele desenvolva problemas como tártaro, de modo que se faz necessário escovar os dentes do cão diariamente.

Na dúvida, converse com o veterinário para que ele possa orientar você sobre como escovar os nossos dentes direitinho.

Também cabe ao tutor checar e limpar constantemente os ouvidos do Golden Alemão por conta de detritos ou mesmo algum tipo de praga ou parasita.

Além disso, corte as unhas para que não fiquem grandes demais – o período recomendado é uma ou duas vezes no mês.

Evite que o seu cão corra em superfícies duras até aproximadamente dois anos de idade. O motivo é simples: as juntas e articulações do Golden Alemão só estarão completamente formadas nessa idade, de modo que é bom evitar grandes impactos antes disso.

Então, priorize corridas e brincadeiras em terreno gramado.

Ansiedade e depressão

Uma coisa deve ser levada em consideração quando se trata desses cãezinhos: assim como eu, eles não suportam ficar sozinhos!

O Golden Alemão, por ser muito enérgico, tende a se entediar muito rapidamente se não for estimulado com brincadeiras e atividades físicas.

Um problema que pode acometer a saúde psicológica dos nossos amigos é uma severa ansiedade por conta da separação com os donos. Por serem muito apegados e amorosos, é bastante provável que eles sintam muito o peso da distância com os tutores.

Portanto, caso os donos de um Golden Alemão estejam pensando em sair para um passeio ou viagem mais longa, é bastante aconselhável que eles se certifiquem de que ele terá atenção durante todo o período longe.

Uma solução é contratar uma creche para mantê-lo cuidado ou mesmo um passeador de cães para que eles se mantenham ativos.

Doenças mais comuns do mix de raças Golden Retriever com Pastor Alemão

Infelizmente, todos nós cães estamos sujeitos a problemas de saúde. Por isso que é tão importante que os nossos veterinários estejam sempre de olho em nós.

No caso do Golden Alemão, algumas doenças são comumente herdadas dos pais, como:

  • Displasia: deslocamento de quadril e cotovelo;
  • Problemas no trato digestivo: gases e diarreia;
  • Obesidade;
  • Câncer;
  • Alergias;
  • Diabetes;
  • Doença de Von Willebrand’s: problemas de ordem hemorrágica.

Resumo sobre o “Golden Shepherd”

Agora está na hora de rever o que você aprendeu sobre o Golden Alemão.

Aqui tem um resumo sobre ele com tudo o que nós precisamos saber para tê-lo como um companheiro na sua casa:

  • Características físicas: Grande, com orelhas caídas ou pontudas
  • Tamanho: Médio a grande
  • Altura: 40 cm a 60 cm
  • Peso: 15 kg a 25 kg
  • Expectativa de vida: entre 10 e 14 anos
  • Atividade física recomendada: alta
  • Temperamento e personalidade: amoroso, inteligente, voluntarioso, trabalhador
  • Ideal para: casas 
  • Tipo de pelo: longo e grosso

Fotos e vídeos de Goldens Alemães

Agora vamos ao que importa: imagens e vídeos desse cachorrinho especial!

Os filhotes de Golden Alemão são ou não são pura fofura?

Vídeo de @tango_golden_shepherd

Brincalhões, (im)pacientes e, é claro, comilões! Será que eu também sou Golden Alemão e não sabia?

Repare que, conforme os cachorrinhos crescem, as orelhas podem (ou não) ficar eretas e pontudas.

Fotos de @pihlaeveliinaphotography
Foto de @sellamariexo

E o que falar sobre a pelagem, então?! Pode apresentar muita diferença de um cruzamento para o outro!


Espero que você tenha gostado do nosso amiguinho!

Vale lembrar que se você deseja um Golden Alemão (ou mesmo algum outro cachorrinho), prefira a adoção, porque existem muitos por aí que precisam da sua ajuda tanto quanto eu precisei!

Créditos das imagens: Freepik e Pinterest

Ex-vira-lata, já passei por poucas e boas. Morei na rua por mais de três anos, apanhei muito, operei as mamas para remoção de um câncer e agora sou blogueirinha! Siga-me no instagram!
Deixar um comentário
Sair da versão mobile