Golden Dox (mix de Golden Retriever com Dachshund)

Pequeno a médio porte e muito brincalhão, cheio de energia. Conheça o Golden Dox, uma raça híbrida (SRD) de Golden Retriever com Dachshund!

Golden Dox brincando na Neve

Oi, eu sou a Caju!

Hoje eu estou vindo apresentar para vocês mais uma mistura de raças pouco conhecida, mas que eu tenho certeza que vocês vão amar!

Esse mix tem vários nomes, mas o mais utilizado é o Golden Dox. Ela é oriunda do cruzamento entre um Golden Retriever e um Dachshund (mais conhecido aqui no nosso país como “salsicha”).

Sim, eles nasceram de pais diferentes, assim como eu, o que faz deles cãezinhos sem raça definida (SRD).

E vocês não sabem o quanto eles são fofinhos e brincalhões! Mas isso vai ficar para a história que eu vou contar aí embaixo, é só você ler e se apaixonar:

Qual é o cruzamento entre Golden Retriever e Dachshund?

Além do já citado nome, o Golden Dox também é conhecido como Golden Weiner Dog, Golden Weenie Dog, Golden Dachshund e Golden Dachshund Mix.

A sua origem é provavelmente datada da década de 1980, quando o processo e hibridização de animais se tornou bastante popular. 

Por conta das habilidades herdadas de ambos os pais, o Golden Dox é perfeito para atividades de caça e também de rastreamento, como procurar por drogas em locais escondidos.

Além disso, eles também são muito utilizados para competições de habilidade e treinamento de obediência.

Ele é considerado uma “raça designer”, ou seja, um cão surgido a partir do cruzamento de duas raças puras.

Saiba mais sobre as raças

A primeira delas, Golden Retriever, tem origem na Escócia, em meados do século XIX, mais precisamente em 1865. São bastante conhecidos pela sua linda pelagem loira e podem atingir tamanho entre 55 e 61 cm de altura, com peso variando entre 25 e 34 kg. 

Inicialmente, o objetivo da criação da raça era a caça aquática, já que possuía habilidades de rastreamento igualmente eficientes tanto em terra quanto na água.

A segunda raça parental do Golden Dox, a Dachshund, é bem mais velha que o Retriever. Sua existência data de aproximadamente 600 anos atrás, com raízes na França e na Alemanha.

Acredita-se que originou-se a partir dos Basset Hounds franceses, com o objetivo de ser capaz de procurar texugos e raposas dentro de suas tocas – daí o motivo do porte pequeno e corpo alongado.

Podem pesar de 7 a 14 kg, sendo que a versão em miniatura da raça pesa 5 kg ou menos.

Personalidade e temperamento do Golden Dox

Aqui está o verdadeiro motivo pelo qual você vai se apaixonar pelo nosso novo amiguinho (caso já não tenha se apaixonado, é claro).

A sua personalidade – como já era de se esperar, dados os seus progenitores – é tudo o que você gostaria de ter junto da sua família. Brincalhões e doces, esses pequeninos adoram pessoas. 

São ótimos com crianças, adoram abraços e estar perto de gente, o que faz deles animais de estimação ideais.

As únicas ressalvas são quanto à convivência com animais menores, como gatos e coelhos, já que sua natureza caçadora pode fazer com eles considerem esses bichinhos como presas (que horror!).

Outro ponto a ser levado em consideração é que o seu temperamento dócil e gentil com humanos e outros animais faz com que o Golden Dox não seja um cão de guarda, já que seria mais fácil que ele fosse receptivo a um estranho do que hostil a ele.

Como muito inteligente que é, o Golden Dox se entedia facilmente se for deixado de lado para se distrair sozinho (quem gosta de ficar sozinho, não é mesmo?).

Nesse caso, é primordial que os tutores tenham a disposição para estimular esse cãozinho, fisicamente e também mentalmente. 

Além das brincadeiras que todos já conhecemos – bolinhas, discos, gravetos e coisas parecidas – , é necessário também criar jogos interativos que estimulem a sua parte mental e sejam capazes de mantê-lo ao mesmo tempo ocupado e motivado.

Caraterísticas do Golden Dox

As características físicas dessa raça estão intrinsecamente ligadas a qual dos progenitores o filhotes mais irá puxar.

Claro que existem alguns traços que são comuns a todos eles, afinal não podemos achar que eles terão uma altura muito maior que a média que realmente têm, por exemplo.

No entanto, não é incomum que eles puxem um pai em relação a outro.

  • Geralmente, esses cachorrinhos apresentam a cabeça do Golden Retriever, mais larga, com os olhos amendoados e o focinho preto.
  • Da parte do Dachshund, ele herdará o focinho e o corpo alongados, além do porte baixo.
  • Como característica comum às duas raças progenitoras, os filhotes de Golden Dox apresentarão as chamadas orelhas de “gota”, aquelas longas e caídas. 
  • Como há uma grande diferença entre o peso e altura das raças parentais, é de se esperar que ocorra uma pequena variação também no Golden Dox. Como média, este cruzamento irá pesar entre 14 e 22 kg, com tamanho entre 25 e 58 cm.
  • A pelagem também pode puxar a de ambos os pais, porém é mais comum que tenha uma tendência ao Golden Retriever. Nesse caso, o pelo tende a ser ondulado, de comprimento médio. As cores mais comuns são amarelo, creme, branco e bronzeado, mas ele também pode apresentar pelagem marrom, preta e também vermelha, dependendo do Dachshund envolvido no cruzamento.

Cuidados com os Golden Doxes

O principal cuidado que deve-se ter com esses cãezinhos diz respeito às atividades físicas.

Como é uma raça bastante enérgica, eles exigem entre 45 e 60 minutos de atividades todos os dias, ou eles podem passar a ficar entediados e isso se converter em algo ruim para eles.

O recomendável é que eles façam caminhadas duas vezes por dia, pelo menos. Além disso, levá-los para nada é sempre uma ótima atividade.

Quanto à pelagem, os Golden Dox não são os melhores amigos de quem tem alergia. Por soltarem bastante pelo, o ideal é que eles possam ser escovados levemente todos os dias para a retirada dos pelos soltos.

Além disso, as orelhas exigem cuidado redobrado, principalmente se a natação for uma atividade regular. É fundamental que as orelhas estejam sempre secas e limpas para evitar qualquer tipo de infecção.

Doenças mais comuns do cruzamento entre Golden com Dachshund

Em primeiro lugar eu devo dizer a vocês que todos nós devemos ser levados ao veterinário com regularidade, porque nunca se sabe quando podemos ser acometidos com algum tipo de doença.

O cuidado e atenção dos tutores é fundamental para que qualquer tipo de enfermidade seja diagnosticada o mais cedo possível e tratada de forma rápida!

Tendo dito isso, é preciso informar que, embora as raças misturadas sejam naturalmente mais saudáveis que as progenitoras, é muito comum que elas herdem doenças relativas aos parentes.

No caso dos Golden Dox, as principais enfermidades que podem acometê-los são doenças articulares, nos olhos e também na coluna, especialmente se puxarem o lado alemão/francês da família.

As mais comuns são:

  • Displasia articular
  • Epilepsia
  • Problemas nas costas
  • Alergias
  • Doenças no fígado
  • Catarata
  • Atrofia de retina progressiva (RRA)
  • Ceratoconjuntivite sicca (KCS)

Resumo

Ufa! Agora vamos resumir tudo o que sabemos sobre o Golden Dox:

  • Origem: América do Norte
  • Características físicas: Proporcionado com orelhas longas
  • Tamanho: Pequeno a médio
  • Altura: Entre 25 e 58 cm
  • Peso: Entre 14 e 22 kg
  • Expectativa de vida: Entre 12 e 14 anos
  • Atividade física recomendada: Alta
  • Temperamento e personalidade: Amigável, gentil, carinhoso, inteligente
  • Ideal para: Casas
  • Tipo de pelo: Médio, ondulado

Fotos e vídeo de cães Golden Doxes

Pensaram que eu não iria mostrar para vocês o quanto eles são fofos? Agora que já expliquei tudo o que é preciso saber sobre eles, guardei o melhor para o final.

Aqui estão imagens e vídeos de alguns Golden Dox que eu separei especialmente para você!

Vídeo de @thegoldenlexie

Olha esses filhotes de Golden Dox! Tem condições uma fofura dessas?

Vídeo de @nugget.n.niffy

E essa dupla, então?!

Os Golden Doxes podem ter mais semelhanças com Golden Retriever…

Ou então com Daschshund!


E aí, gostou dos Golden Doxes?

Sei que eles parecem fofos e irresistíveis, mas independentemente da raça, todos nós somos!

Então se quiser adotar um de nós, saiba que precisamos dos seus cuidados e carinho diário. Tenha certeza que não irá se arrepender com a nossa companhia!

Créditos das imagens: Pinterest.

Ex-vira-lata, já passei por poucas e boas. Morei na rua por mais de três anos, apanhei muito, operei as mamas para remoção de um câncer e agora sou blogueirinha! Siga-me no instagram!
Deixar um comentário
Sair da versão mobile