Raças populares de cachorros e gatos no Brasil

Você sabe quais as raças mais populares de cachorros e gatos no Brasil? Confira essa lista e saiba mais sobre os preferidos do brasileiro!

Quer saber quais são os pets mais queridinhos do país? A DogHero, em parceria com a Petlove, divulgaram um censo com os nomes e as raças populares de cachorros e gatos no Brasil em 2020.

A partir destes dados, destacamos as 5 raças mais comuns e contamos um pouco da história e características de cada uma.

Se você pretende ter um animal de estimação, vale destacar que escolher um gato ou um cachorro para doação é uma decisão que vem com muitas responsabilidades, pois esses bichinhos merecem todo o cuidado e amor.

Dito isso, segue a lista com as raças populares de cachorros e gatos do Brasil.

1. SRD (sem raça definida)

Entre as raças mais populares de cachorros e gatos, os sem raça definida (SRD) se mostraram os mais queridinhos do país. Principalmente nas casas com felinos, onde são 95%. Os cães também são os mais comuns, sendo cerca de 34% nos domicílios.

Não é surpresa, já que o vira-lata caramelo é considerado um símbolo nacional e tinha até os que desejassem que ele fosse escolhido para estampar a nota de 200 reais.

Outra vantagem dos vira-latas, tanto gatos como cachorros, é que são únicos em cores, tamanhos e personalidade, o que tornam esses pets tão especiais.

E embora possam ser arredios e assustados no começo, após o processo de adaptação se tornam companheiros para toda a vida.

Também por esses pets terem “a experiência das ruas” costumam ser mais espertos e resistentes. Outro fator que pesa para que os vira-latas sejam os preferidos é que eles normalmente são resgatados ou doados.

Então, além da felicidade de ter um novo amigo, os tutores sentem que estão fazendo bem a outros animais evitando o comércio irregular dos pets, o que facilita a escolha pelos vira-latas.

2. Shih Tzu e Siamês

O segundo lugar dos cachorros foi para os Shih Tzu com 12%, e dos gatos foram o Siamês com 2%.

Shih Tzu são aqueles cachorrinhos de porte pequeno, pelos lisos e com olhos grandes. Eles têm suas origens na China onde eram os companheiros reais da Dinastia Ming, mas com o passar dos anos quase foram extintos.

Talvez por serem baixos, alegres e não necessitarem de tantos exercícios estejam entre a raça preferida dos humanos.

Já os gatos siameses possuem como característica mais marcante a pelagem escura no rosto, rabo e patas e os olhos azul-claros. Essa raça é muito curiosa e gostam de brincar. Por isso, se for adotar um, guarde bastante energia!

As primeiras citações sobre esta raça foram no reino de Sião, atual Tailândia, em um manuscrito chamado Tamra Maew de 1350. Essa raça é famosa na cultura pop, aparecendo na animação A Dama e O Vagabundo (1955).

3. Yorkshire Terrier e Angorá Turco

Já a medalha de bronze ficou com os cachorros Yorkshire Terrier (6%) e gatos Angorá Turco (0,4%).

Os Terriers, antes utilizados para caçar pequenos animais como ratos, insetos e coelhos na Escócia, hoje são ótimos companheiros domésticos, pois são dóceis e brincalhões.

E o Yorkshire Terrier não é uma exceção. Apesar de serem pequenos, têm muita energia e gostam de latir. Um dos destaques dessa raça são os pelos, normalmente escuros no início que vão clareando até a ponta.

O Angorá Turco é outra raça de felinos muito bem representada no entretenimento através do Mingau, gato da personagem Magali, dos quadrinhos da Turma da Mônica.

As características comuns desses felinos são a pelagem totalmente branca e a heterocromia (um olho de cada cor ou um olho com duas cores diferentes). Por serem dóceis são ideais para famílias com crianças.

4. Poodle e Himalaio

Com 5% de popularidade estão os cachorros da raça Poodle. Já os gatos do quarto lugar são os Himalaio, com 0,3% de popularidade.

Conhecidos pelos seus pelos abundantes, os Poodles são ótimos cães de guarda e de companhia, são espertos e aprendem comandos rapidamente. Podem ser classificados em 4 tipos de acordo com o tamanho: 

  • Poodle Standard ou Grande: costuma ter entre 45 a 60 cm.
  • Poodle Médio: geralmente de 35 a 45 cm.
  • Poodle Anão ou Mini: possuem altura de 28 a 35 cm.
  • Poodle Toy: é o menor dos Poodles com até 28 cm.

O gato Himalaio se originou da mistura da raça Persa com o Siamês. São gatos calmos e dóceis.

É uma raça de porte médio, corpo robusto, com pernas curtas e patas grandes e uma pelagem grossa e longa. As cores costumam ser parecidas com as dos siameses, em tons castanhos, as extremidades mais escuras e os olhos azuis.

Devido às suas características físicas não costumam ser grandes saltadores e gostam de ficar próximos aos seus tutores.

5. Lhasa Apso e Azul Russo

Pra completar o top 5, há um empate entre os da quarta posição. Os cães da raça Lhasa Apso também estão presentes em 5% dos domicílios, e os gatos da raça Azul Russo também têm 0,3% de preferência.

Os Lhasa Apso também são cães alertas que avisam quando consideram algo perigoso, pois guardavam os templos budistas no Tibete.

Como vêm de uma região montanhosa e fria, têm muitos pelos que necessitam de constante reparação. Eles tendem a ser possessivos com as suas coisas e comida, tornando-se agressivos. Por conta disso, não é o pet ideal para casas com crianças pequenas.

Já o gato Azul Russo, como o nome diz, é originário da cidade de Arkhangelsk na Rússia e da Escandinávia.

São pets independentes e desconfiados, por isso se dão melhor em casas de solteiros e idosos. Sua principal característica física são os pelos todos cinza e os olhos amarelos ou esverdeados.

Como bons russos, são muito resistentes a doenças e por conta disso vivem até mais de 15 anos, a expectativa de idade dos gatos domésticos.

Outras raças populares no Brasil

O Pet Censo divulgou as dez raças mais populares, e acima você pode saber mais sobre o top 5 dessa lista.

Abaixo você confere as que fecham o top 10:

Cachorros

Empatados com 3% de popularidade estão:

  • Buldogue Francês
  • Pinscher
  • Golden Retriever
  • Spitz Alemão
  • Maltês

Gatos

Também empatados, representando 0,2% dos lares:

  • Persa
  • Pelo Curto Brasileiro
  • Pelo Curto Americano
  • Snowshoe
  • Exótico

Porte pequeno é o mais popular

Um dos aspectos mais comuns nos caninos é o porte pequeno, que parece ser a preferência dos brasileiros já que o Yorkshine Terrier, Shih Tzu e Lhasa Apso apresentam essa característica.

Além de serem mais fáceis de transportar, se adaptam melhor a apartamentos e casas pequenas.

No entanto, ter um cachorro de porte pequeno não significa menos cuidados e atenção. Outro ponto a ser considerado é que cachorros menores tendem a latir mais.

Por isso, na hora de adotar um pet é importante se preparar e entender que é uma decisão muito significativa, principalmente para a vida do seu bichinho de estimação.

Créditos das imagens: Freepik

Deixar um comentário
Sair da versão mobile