Muitos tutores não costumam levar seus pets para exames e consultas de rotina. Hoje vou te convencer do porque pets precisam fazer check-up veterinário – recomendados pelo menos uma vez no ano, mesmo que o pet pareça saudável.
Antes de mais nada, é importante entender que os animais podem desenvolver doenças crônicas evitáveis, como a diabetes, hipertensão, obesidade e até mesmo câncer.
Por isso, quando falamos sobre check-up, o foco é prevenir doenças graves e crônicas principalmente, e não doenças pontuais e comuns. Tendo isso em vista, confira as principais informações sobre o assunto:
Índice
Pets precisam fazer check-up todos os anos?
Sim, os exames periódicos são essenciais para a boa saúde dos animais.
Assim como acontece com nós, humanos, os pets também estão sujeitos a doenças reversíveis perante diagnóstico prévio.
É do costume brasileiro buscar ajuda médica só quando não é mais possível aguentar sintomas, e isso reflete na tutela de pets. Há um errôneo argumento de que os check-ups periódicos são um gasto e não um investimento.
Por exemplo, no caso do câncer, quando diagnosticado em fase inicial ganha-se um bom percentual de chance de cura e boa resposta ao tratamento quimioterápico.
Já no caso de doenças metabólicas, como a diabetes e o colesterol alto, ao detectar previamente as alterações, é possível modificar a dieta e hábitos do animal afim de que ele não desenvolva a doença em si ou formas graves da mesma.
Quais doenças podem ser evitadas através do check-up veterinário?
Entre as doenças detectáveis em exames de rotina que podem ser evitadas através de cuidados médicos, alteração na dieta e mudança de hábitos do animal estão:
- Doenças cardíacas e hipertensão.
- Doenças renais.
- Vermes.
- Câncer.
- Doenças de pele.
- Surdez ou cegueira.
- Perda de pelos.
- Doenças bucais e odontológicas.
- Obesidade.
- Infecção urinária.
Nas idades mais avançadas, quando os veterinários aconselham integrar radiografias e ultrassom aos check-ups de rotina, é possível ainda detectar problemas ósseos e doenças específicas nos órgãos.
Como ocorre o procedimento?
Entenda como funciona um procedimento de check-up para a produção e atualização do histórico de saúde do animal.
- Formação do histórico: Começa no primeiro check-up veterinário. É a etapa onde se documenta as informações iniciais de saúde do pet, incluindo vacinações, vermifugações e doenças pontuais que o pet teve.
- Pesagem: O peso é um fator importante para descobrir condições de saúde. Por isso, o acompanhamento do peso do animal é fundamental, até mesmo para composição de uma dieta adequada.
- Aferição dos sinais vitais: Nessa etapa se verifica temperatura, batimentos cardíacos e frequência respiratória. Exames podem ser necessários e é importante que o tutor do animal esteja presente para evitar estresse no pet, algo que pode alterar os resultados do exame.
- Inspeção geral: O profissional veterinário deve verificar boca, orelhas, ouvidos, olhos e partes íntimas do pet. Além disso, deve apalpar o corpo do animal a fim de procurar anomalias, protuberâncias e dores incomuns.
- Exames específicos: Caso haja necessidade, o especialista deve pedir exames específicos, como ultrassom, exame de urina e fezes, entre outros.
Vale ressaltar ainda que os check-ups pós-operatórios são de extrema importância.
Dessa forma, sempre que o seu pet passar por uma cirurgia, é fundamental que haja acompanhamento sobre a recuperação a longo prazo.
Quando começar a realizar check-ups?
O ideal é que as avaliações periódicas da saúde animal sejam iniciadas após o primeiro aniversário do pet, quando este já tomou vacinas e primeiras vermifugações.
Dessa forma, é possível montar um histórico da saúde do bicho e ter conhecimento sobre as alterações identificadas ao longo dos anos, principalmente nas taxas sanguíneas.
Vale ressaltar que muitos tutores deixam para fazer exames periódicos somente quando o pet já tem idade adulta ou avançada, quando eles são mais necessários e importantes.
Contudo, muitas doenças que acometem animais podem dar seus primeiros indícios nos primeiros anos de vida do cão ou gato, portanto quanto mais cedo forem feitos os check-ups, melhor.
Quais são os principais exames do check-up?
Um bom hemograma já é uma grande mão na roda quando o assunto é a avaliação da saúde do animal, contudo, existe alguns simples básicos dos check-ups. Veja:
- Hemograma.
- Avaliação da função renal (ureia e creatinina).
- Avaliação da função hepática (incluindo triglicerídeos e colesterol).
- Avaliação de glicemia.
- Raio-x (para animais adultos)
- Ultrassom abdominal (para animais adultos)
- Ecocardiograma (para animais adultos)
- Avaliação da função renal a cada seis meses (para animais idosos)
Os quatro primeiros itens da lista, que representam o mais básico de um check-up, podem ser feitos através da coleta de sangue, uma única vez e com resultados rápidos.
Já os outros exames são indicados para animais que possam ter tendência, histórico ou suspeita de condições de saúde desfavoráveis, exceto a avaliação da função renal a cada seis meses, que é muito recomendada para animais idosos.
Qual é a melhor hora para fazer as avaliações de rotina?
Muita gente opta por realizar os exames periódicos no início do ano, mas isso não é uma regra. Você pode selecionar um período da sua escolha, desde que siga uma periodicidade de um ano para animais jovens e seis meses para animais com idade avançada.
É importante ainda realizar exames básicos antes de viagens longas. Isso impede de que, caso alguma doença surja longe de casa, seja algo simples que possa ser tratado no local em que o pet está.
Viu só porque os pets precisam fazer check-up veterinário todos os anos?
Esta é uma prática que pode, literalmente, salvar a vida do seu amigo de estimação e poupá-lo de doenças que podem dificultar seu bem-estar e conforto!
Créditos das imagens: Freepik.
Deixe seu comentário