Você sabia que existe creche – ou day care – para cachorro?
O cão é o melhor amigo do homem. A velha máxima é corroborada todos os dias por milhares de relações mais do que especiais entre tutores e seus peludos de quatro patas.
No entanto, essa relação tão bonita pode se transformar em dependência, o que tende a deixar as coisas um pouco complicadas, especialmente se o tutor precisa passar grande parte do dia fora.
Por serem animais bastante sociáveis, os cães correm grande risco de desenvolver problemas de ordem emocional caso tenham que ficar longos períodos de tempo sozinhos em casa.
Uma solução e tanto para esse infortúnio são as creches para cães – também chamadas de day care canino.
Semelhante às creches para crianças, o day care é um espaço cheio de atividades e que proporciona carinho e cuidado para o seu amiguinho pelo tempo que você estiver fora.
Se achou interessante, continue lendo para entender melhor sobre o funcionamento das creches para cachorro!
Índice
Day care para cachorro: o que é?
As creches para cachorros são amplos locais onde você poderá deixar o seu pet para que ele passe o dia se divertindo e socializando com outros cães, tudo, claro, sob a supervisão de profissionais treinados para dar todo o cuidado e atenção ao seu amiguinho.
Com funcionamento parecido com os hotéis para cachorros, esses espaços foram desenvolvidos para oferecer toda a segurança necessária para o pet durante o período que ele estiver sob os cuidados do local, a depender da demanda do tutor.
Embora as atividades variem de estabelecimento para estabelecimento, é possível dizer que esses locais costumam promover corridas, brincadeiras, recreação, banhos de piscina, sonecas e muito mais!
Quais os benefícios da creche para cachorro?
Como já dito, a creche para cachorro é um espaço onde o seu amiguinho poderá socializar, gastar energia e ter um lugar seguro para ficar no período que você não puder estar junto dele.
Nesse caso, os benefícios do day care são fundamentalmente especiais para animais criados em ambientes internos, onde, porventura, venham a passar muito tempo sozinhos.
Não é incomum cães desenvolverem problemas emocionais após passarem sistematicamente por longos períodos sem companhia.
Eles tendem a ficar mais agressivos ou destrutivos para chamar a atenção do dono, e, em casos mais graves, podem até apresentar quadro depressivo.
Mas não é somente a questão emocional que deve ser levada em conta na hora de pensar em deixar o seu cachorro em uma creche.
A saúde física também é muito importante, já que a maioria dos cães precisam de atividades com regularidade, até para manter o peso ideal.
Portanto, é possível dizer que os benefícios de uma creche para cachorros incluem:
- Socialização com outros cães e com humanos;
- Adestramento promovido pelos monitores;
- Considerável gasto de energia;
- Prática de atividade física;
- Atividades cognitivas;
- Ambiente seguro e estimulante;
- Age como prevenção de problemas comportamentais;
- Promove a redução no estresse e na ansiedade;
- Reduz a hiperatividade;
- Proporciona bem-estar e qualidade de vida.
Com tantas atividades diárias, é de se esperar que o seu cãozinho esteja mais feliz e satisfeito no dia a dia, o que ajuda no comportamento dele em casa ou na hora dos passeios com o tutor.
É possível notar diferenças até na hora de receber visitas ou na presença de outros animais.
Qual a rotina de uma creche canina?
A rotina de uma creche canina varia muito de local para local, embora existam algumas características em comum.
O funcionamento é semelhante a um hotel para cães, com a diferença de que o pet pode permanecer no local apenas por poucas horas.
O tutor deve levar o cãozinho ao estabelecimento na hora determinada, ou, caso prefira, pode optar por enviá-lo em um “táxi dog”, serviço criado exclusivamente para o transporte de animais.
Ao chegar na creche, todos os cães devem passar por um rigoroso check-up antes de serem colocados junto dos outros animais.
Os monitores irão checar a saúde do animal, se ele está em dia com as vacinas, vermífugos e remédios para pulgas e carrapatos, e, não menos importante, verificar como está a energia do animal no momento da entrada.
É fundamental que ele esteja com uma energia equilibrada, calmo e livre de agitações. Um animal muito excitado pode gerar brigas, portanto é fundamental acalmá-lo antes de colocá-lo junto dos demais “clientes”.
A maioria das creches costumam separar os animais pelo porte, pois dessa maneira fica mais fácil controla-los ou mesmo criar atividades específicas para os grupos separadamente.
Além disso, também é possível promover uma separação levando em conta a personalidade, como os mais ativos e brincalhões em um grupo e os mais quietos em outro, por exemplo.
As atividades seguem o padrão de brincadeiras – como caça ao tesouro -, corridas, corrida, banho de piscina (isso mesmo!) e o merecido descanso no final do dia.
Vale ressaltar ainda dois pontos: a alimentação não fica a critério da creche, mas sim do tutor, que deverá deixar todas as instruções necessárias para que somente seja administrada pelos monitores.
O segundo ponto é que o seu amiguinho passará por uma higienização completa antes de ser devolvido para você.
Quais cuidados tomar antes de escolher um day care para o seu cão?
Essa etapa é fundamental, afinal de contas, é preciso se certificar de que o seu amiguinho peludo terá o melhor tratamento possível na sua ausência.
Portanto, não poupe tempo e esforços na hora de escolher onde irá deixar o seu pet.
As principais recomendações a serem seguidas na hora da escolha da creche para o seu cãozinho são:
- Pesquisar e comparar;
- Visitar o estabelecimento antes de deixar o seu cão;
- Se inteirar sobre a metodologia do local;
- Evitar usar a creche como uma desculpa para não cuidar do seu cão.
Pesquisar e comparar
A pesquisa é fundamental na hora de escolher o melhor lugar para deixar o seu amiguinho.
Cada estabelecimento apresenta a sua peculiaridade, portanto, pesquisar e comparar creches é fundamental no processo de escolha do melhor local.
Um tutor pode ficar tentado a colocar o seu pet sob os cuidados do day care mais conveniente, seja aquele próximo de casa ou mesmo o mais barato.
No entanto, é preciso ter em mente que se trata da saúde e do bem-estar do animal e, portanto, é ele quem deve ser levado em conta na hora da tomada de decisão
Visitar o estabelecimento antes de deixar o seu cão
Fazer pesquisas e consultas através da internet e telefone é muito importante na hora da escolha, mas que tal dar um pulinho no local para ver tudo com os seus próprios olhos?
Se você quer dar o que há de melhor para o seu cão em matéria de cuidado e diversão, não é capricho se certificar de que o estabelecimento possui o que é necessário para que o seu amiguinho tenha todo o conforto possível.
Portanto, marque uma visita ao local.
Entre em contato com os responsáveis pela creche e veja você mesmo se o local oferece a segurança e a confiança necessária, ou mesmo se existe alguma ameaça que faça você recuar na sua escolha.
Se inteirar sobre a metodologia do local
Outra ponto bastante importante é estar inteirado sobre toda a metodologia e funcionamento do local.
As atividades, hora de alimentação, se existem monitores suficientes, a quantidade de cachorros por dia, é preciso estar por dentro de todas essas informações para fazer a melhor escolha possível.
Se a sua intenção é providenciar um lugar onde o seu amigo de quatro patas ficará seguro e bem cuidado na sua ausência, não poupe esforços para saber tudo sobre o local, em todos os aspectos.
Evitar usar a creche como uma desculpa para não cuidar do seu cão
Por fim, e não menos importante, você jamais deve usar um day care como desculpa para não ter trabalho ou não dar a atenção necessária ao seu cão.
Lembre-se que ser um tutor é ter responsabilidade sobre o animal, papel com o qual você concordou com aceitou tê-lo em sua casa.
E por mais que a creche seja divertida e saudável para o seu cãozinho, ele nunca irá dispensar o seu cuidado e a sua atenção. Cães são amigos fiéis, e sempre será assim.
Portanto, cuide do seu amigo todos os dias, mesmo quando você não puder estar ao lado dele!
Créditos das imagens: Freepik.
Deixe seu comentário