Cuidados com cães no Outono e na chuva

Veja dicas de cuidados com cães durante o Outono e na chuva. Proteja seu pet de doenças e mal estar causados pelas mudanças do clima!

cachorro correndo na grama molhada em um dia de chuva

Cuidar de um cãozinho é uma tarefa que exige atenção e cuidados, principalmente durante a transição de estações do ano e mudanças climáticas. Pensando nisso, trago aqui algumas informações e cuidados com cães no Outono e em dias de chuva. 

As temperaturas baixas e umidade alta podem influenciar no comportamento, saúde e pelagem dos pets.

Desse modo, atividades fundamentais como passeios, vacinas e alimentação são coisas que devem ser reavaliadas nessas épocas.

Aqui no site, já conversamos um pouco sobre cuidados para ter com o seu pet no verão. Agora é a hora de falar sobre quais são os pontos de atenção nos cuidados com cães no Outono ou até mesmo na chuva.

Confira:

Por que ter mais atenção com cães no Outono?

No Brasil, o Outono ocorre entre os dias 20 de março e 21 de junho. A estação é marcada por temperaturas mais baixas em grande parte do país, o que gera um alerta sobre a saúde e comportamento dos cães.

No período outonal, as chuvas são constantes e irregulares. Os dias podem apresentar alta variação de temperatura e umidade, o que pode provocar mal-estar e doenças em cães, além de mudar toda a rotina de passeios. 

Da mesma forma que um tutor precisa ter cuidado no verão, quando as temperaturas são altas e intensas, também existem cuidados importantes para os períodos frios e de chuvas.

Cuidados no passeio com o cão em dias chuvosos

O passeio é uma atividade rotineira fundamental para quem tem cachorro. Além de melhorar o bem-estar, os passeios servem como “hora das necessidades fisiológicas” dos cães.

Veja como fazer nos dias frios e de chuva:

Evite poças de água

As poças de água de chuva são um perigo para os cães tanto quanto são para os humanos. Nelas existem bactérias e microrganismos capazes de provocar doenças, inclusive doenças graves e que podem levar à morte.

É o caso da Leptospirose, doença grave provocada por bactérias presentes em água parada, poças e enchentes. Ela pode entrar pelo organismo através da pele ou pela ingestão, por isso mantenha seu pet longe das poças.

Para diminuir as chances de contração da Leptospirose, certifique-se de que o pet está em dia com as vacinas, uma vez que a V8 e V10 não são 100% eficazes, mas previnem a doença.

Não deixe o cão beber água parada

Além das doenças, como a que citei acima, a água parada de poças é repleta de microrganismos que podem causar verminoses e infecções do sistema digestivo.

Caso os cães ingiram essa água, os riscos para essas doenças são enormes.

Verifique sempre a pele do animal

Nas épocas de chuvas ou alta umidade, lembre-se de sempre verificar a pele do animal sob o pelo.

Isso é indicado porque a permanência da umidade na pelugem canina aumenta a chance e incidência de doenças de pele, como as dermatites.

Certifique de secar o pelo molhado

Se o cão ficou exposto a chuva e umidade, certifique-se de secá-lo bem ao voltar para casa, se possível com secador.

Banhos em excesso juntamente com secagem incorreta podem resultar em diversos riscos para a saúde. 

Cães temem trovões

Assim como acontece com fogos de artifício, os trovões podem causar medo e pânico nos cachorros. Por isso, é importante mantê-los por perto, em local coberto e de preferência enrolado/agasalhado. Isso fará com que ele não se desespere.

Em hipótese alguma deixe o seu cachorro sozinho do lado de fora durante chuvas com relâmpagos e trovões. Os cães podem ficar desesperados e fugirem, ou até mesmo passar mal de maneira séria.

Proteja o cão da chuva e umidade

cachorro utilizando uma capa de chuva, sentado no parque
Seu aumigo pode ficar protegido e estiloso com uma capa de chuva. Confira abaixo!

Se você vai passear com seu pet na chuva, o ideal é protegê-lo para que ele não se molhe muito. E na grande maiora das vezes um guarda-chuva não é o suficiente.

Veja abaixo algumas dicas de produtos para dias chuvosos, úmidos ou apenas frios:

  • Capa de chuva: Há diversos modelos e medidas de capa de chuva para cães. Essa é a melhor forma de protegê-los em dias chuvosos.
  • Sapatos: As opções de protetores para as patas podem ser impermeáveis (o que evitará molhar as patinhas) ou para aquecê-los do frio dentro de casa.
  • Banho seco: Por fim, para evitar excesso de banhos, experimente sprays de banho seco!

Cachorro pode tomar banho de chuva?

Pode, mas só de vez em quando e o momento deve ser usado já para o banho do animal. Por isso, certifique-se de ter em casa um bom shampoo para aproveitar o momento e um secador de cabelo para ajudar na secagem.

Lembre-se que a umidade é prejudicial para a pele dos cães, então eles não devem se molhar por muito tempo e nem muitas vezes por semana. Não ultrapasse o limite de duas vezes por semana em caso de animais peludos.  

No Brasil, o Outono representa uma das principais épocas de chuvas, juntamente com o inverno.

Veja abaixo quais são as principais doenças que acometem cães nessas estações do ano:

Doenças caninas comuns no Outono e em períodos chuvosos

Na temporada das baixas temperaturas e chuvas, como acontece no Outono, algumas doenças podem acometer os cães. 

Elas dizem respeito principalmente a condições provocadas pelo frio, umidade e pelo contato/ingestão de bactérias. Veja quais são as mais comuns:

  • Doenças de pele
  • Dores articulares
  • Vermes que afetam o trato intestinal
  • Infecções respiratórias (por contato com poças e água da chuva contaminadas)
  • Infecções do trato digestão (por ingestão de água contaminada)

Lembre-se que as primeiras chuvas costumam levar com elas fezes de animais, detritos de esgotos e sujeira das ruas, por isso mantenha seu cachorro longe dessa água poluída. 

Tomando os cuidados citados aqui, será bem mais fácil de manter a boa saúde de cães no Outono e em dias de chuva.

Tem mais dúvidas? Conte-nos nos comentários abaixo!

Créditos das imagens: Freepik.

Leo Vieira
Jornalista, pernambucano, escritor e fanático por video-games. Trabalha com comunicação há mais de 6 anos, passando por jornal impresso, TV, internet e assessoria de imprensa. Gosta do mundo das artes, principalmente música e artes visuais. Fã de plantas e do bom uso da língua portuguesa. Siga no instagram!

Deixe seu comentário