Ter um bicho de estimação em casa é ter a certeza de que nem tudo estará tão limpo quanto deveria. De pelos em todos os cantos a acidentes nada desejados, sempre há uma solução para a limpeza de uma casa ou apartamento com cachorro.
Mas não há milagres, é claro.
Reuni algumas dicas de limpeza para sua casa e para seu pet também. É um trabalho constante, mas nada complicado. Com algumas dicas caseiras e a tecnologia de hoje em dia, é possível ter alguns atalhos e automatizações na hora da faxina.
Além disso, também convidei a dra. Juliana Sanches, médica veterinária do VET Popular, para tirar algumas dúvidas e deixar esse post ainda mais completo. Então vamos lá!
Índice
Limpeza de utensílios do pet
Alguns utensílios precisam de cuidado diário, outros semanal ou mensal. Fato é que tudo deve ficar limpo sempre, e sem “trapaças” como jogar um perfume pra disfarçar o mau cheiro.
Afinal, a limpeza evita o acúmulo de bactérias (ou de insetos e aracnídeos mais indesejados), alergias, doenças e por aí vai.
Veja também nossas dicas para deixar seu pet cheiroso por mais tempo.
Roupas, camas e cobertores
- Quando limpar: de 1 a 2x por semana (roupas e cobertores); 1x por mês (camas)
- O que é preciso: máquina de lavar, vinagre, bicarbonato de sódio, lava roupas / detergente neutro / sabão de coco
Algumas pessoas preferem lavar as roupas dos pets à mão, evitando contato com a máquina de lavar, já que roupas pessoais e íntimas passam por lá também.
Em casos assim, “a limpeza deve ser realizada com sabão neutro, deixando as roupinhas de molho por cerca de 10 minutos”, segundo a dra. Juliana Sanches.
“Produtos específicos para pets podem ser usados em casos específicos, mas dependem da avaliação do médico veterinário para saber se não vai causar nenhum tipo de alergia”, complementa.
O que costumo fazer é sempre lavar as coisas da Caju com uma boa dose de vinagre (além de lava roupas), que ajuda a desinfetar.
Também opto por uma lavagem extra para remover resíduos. O bicarbonato de sódio também ajuda a desinfetar, além de desencardir.
Se alguma roupa ou cobertor está com muita sujeira, o ideal é tirar o excesso lavando à mão e deixar de molho em um balde antes de colocar na máquina de lavar.
Se seu cão tem alergia na pele, opte por sabão neutro para fazer a lavagem. Na dúvida, consulte um veterinário.
Outra dica é trocar os cobertores do cachorrinho no meio da semana pra evitar mau cheiro, excesso de sujeira ou acúmulo de pelos.
Você também pode polvilhar bicarbonato de sódio nos cobertores, deixando o produto agir durante algumas horas, e depois aspirá-lo. Isso remove o mau cheiro, mas não faz milagres.
Brinquedos
- Quando limpar: 1x por semana
- O que é preciso: água, vinagre, esponja dupla face, detergente neutro / sabão de coco
Os brinquedos você pode lavar à mão, se preferir, ou colocar junto com as roupas no caso de enxague extra e sem uso de amaciante. Afinal, seu pet coloca os brinquedos na boca, então a última coisa que você quer é deixar resíduos de produtos de limpeza nos brinquedos.
Se for lavar à mão, dependendo do brinquedo (pelúcia, por exemplo), deixe um tempo de molho na água com vinagre. Depois enxague e coloque no sol.
Os brinquedos de plástico você pode lavar com detergente neutro utilizando uma esponja. Só não esqueça de enxaguar bastante!
Pote de ração e água
- Quando limpar: diariamente (limpeza leve); de 1 a 2x por semana (limpeza completa)
- O que é preciso: água, esponja dupla face / papel toalha, detergente neutro
É importante manter os potes de ração e água limpos diariamente. Então, todos os dias, passe ao menos um papel toalha úmido com água no pote de ração e troque a água do pote de água.
Além disso, faça uma limpeza mais completa uma ou duas vezes por semana. Passe detergente neutro com uma esponja, como se você estivesse lavando louça mesmo. Enxague bem!
Limpeza da casa
Se o pet mora dentro de casa, certamente ele transita pelos cômodos. Então, manter o chão e móveis limpos é o mínimo para que seu pet também fique limpo e cheiroso.
Não exagere com produtos de limpeza – eles podem causar machucados e alergias.
“Produtos com ácidos, amônia e cloro podem causar intoxicação, alergias e até lesões na pele dependendo da quantidade utilizada”, alerta a veterinária da VET Popular. “Deve-se sempre optar por utilizar sabão neutro e produtos para específicos para limpeza de ambiente em casas que possuem pets, que são vendidos em pet shops.”
Sofá e cama
- Quando limpar: de 1 a 2x por semana (limpeza a seco)
- O que é preciso: aspirador, rolo adesivo tira-pelos, bicarbonato de sódio
Antes de mais nada, vale reforçar que essa é uma dica para limpeza a seco. Você deve lavar lençóis, almofadas etc toda semana.
Para a lavagem, recomendo utilizar um pouco de vinagre com bicarbonato de sódio para ajudar na limpeza e desinfetação.
Bom, para limpar seu sofá ou cama, basta passar um aspirador onde seu pet costuma deitar para remover o excesso de pelos, e depois finalizar o trabalho com um rolo adesivo tira-pelos.
Pra remover o “cheirinho”, polvilhe bicarbonato de sódio no local e deixe agindo por algumas horas. Depois, é só aspirar.
Pra facilitar ainda mais a limpeza, sugiro a utilização de mantas e capas protetoras. A Caju não sobe na cama, mas tem seu cantinho no sofá com uma proteção.
Roupas
- Quando limpar: vai da preferência de cada um (limpeza a seco)
- O que é preciso: rolo adesivo tira-pelos
Aqui mais uma dica de limpeza a seco. As roupas também devem ser lavadas regularmente, claro. Também recomendo utilizar vinagre e bicarbonato de sódio na lavagem.
Antes de colocar suas roupas para lavar, ou até mesmo no dia-a-dia dependendo do tamanho do pelo do seu amiguinho, basta passar um rolo adesivo tira-pelos nas roupas para tirar o excesso de pelos.
Piso
- Quando limpar: de 1 a 2x por semana
- O que é preciso: aspirador / vassoura e pá, pano de chão, água, desinfetante próprio para pets, vinagre
Antes, uma dica extra: eu utilizo um robô aspirador que passa 3x por semana em casa. Vale muito a pena!
Caso você não tenha um, aspire ou varra a casa com frequência para remover os pelos. Na hora de passar pano no chão, a dica seguir a recomendação da dra. Juliana e utilizar um desinfetante específico para quem tem animais de estimação em casa, pois eles são menos agressivos para o pet e elimina bactérias.
Dilua o desinfetante na água e utilize vinagre na mistura se quiser combater o mau cheiro.
Dica para tirar cheiro de cachorro do apartamento
- Quando fazer: vai da preferência de cada um
- O que é preciso: aromatizador de ambiente próprio para pets / água, vinagre e bicarbonato de sódio
Para manter a casa perfumada, não há segredo: basta manter a limpeza em dia.
Se ainda assim você quer um toque a mais, utilize aromatizadores de ambientes específicos para quem tem animais em casa. Eles são mais suaves e alguns prometem até um efeito “tranquilizador” para os bichinhos.
Odorizadores e aromatizadores de ambiente, apesar de parecerem inofensivos, podem causar alergias e intoxicação. Isso porque alguns desses produtos possuem compostos químicos, então sempre opte por produtos que sejam pet friendly.
Juliana Sanches, médica veterinária do VET Popular
Para combater o mau cheiro, misture em um borrifador água, vinagre e bicarbonato de sódio, e então borrife nos locais desejados. Isso ajuda a remover os cheiros indesejados sem perfumar.
Limpeza de “acidentes”
Sentiu falta de alguma coisa mais, digamos, grave nas dicas acima? É porque separamos um tópico só para elas!
Acidentes acontecem, e muitas vezes uma limpeza mais básica pode não ser o suficiente para remover o mau cheiro. Então, vamos lá:
Limpeza de xixi e remoção de cheiro
Primeiro, coloque um papel toalha para absorver o líquido ou pó higiênico para deixá-lo seco.
Após a remoção, passe um pano com desinfetante e água, e depois seque. Por fim, borrife uma solução com água, vinagre e bicarbonato de sódio para evitar o mau cheiro. Deixe secar naturalmente.
Limpeza de piso com cocô
O primeiro passo é recolher as fezes com uma sacola, jornal ou papel toalha. Ainda com o papel toalha, remova o excesso que ficou grudado no chão.
Depois, recomendo espalhar papel toalha no local e derramar água sanitária por cima, deixando agir por alguns minutos. Então remova, seque e passe um pano com desinfetante e água.
Seque novamente e utilize a boa e velha solução com água, vinagre e bicarbonato para remoção de mau cheiro.
Limpeza de vômito e higienização do local
Siga os mesmos passos indicados para o xixi!
Lista de produtos de limpeza para quem tem cachorro em casa
Nas dicas acima, sugeri alguns produtos para diferentes tipos de limpeza.
Reuni todos aqui, de maneira resumida, para você criar seu próprio kit de limpeza:
- Produtos para limpeza caseira: vinagre e bicarbonato de sódio são ótimas opções alternativas para desinfetar, desincardir e remover mau cheiro.
- Produtos para lavar roupinhas e cobertores: se possível, opte sempre pelo sabão ou detergente neutro para evitar alergias. Evite amaciantes.
- Desinfetantes para pets: como é recomendado por veterinários, opte por desinfetantes próprios para pets. Assim, você não corre o risco de ver seu cachorrinho passando mal.
- Perfume para ambientes: em vez de perfumar sua casa, opte por neutralizadores de odores pet friendly. Isso também evita reações alérgicas.
Mais dicas para manter sua casa e seu cachorro limpos
- Tente treinar seu cachorro para que ele faça as necessidades apenas na rua. A Caju, por exemplo, é assim – na verdade eu tentei treiná-la para que ela fizesse pelo menos xixi em um tapete higiênico, mas ela prefere usar a rua como banheiro;
- Utilize aromatizantes para roupas e ambientes com cautela. Se for em suas roupas, ok! Se for utilizar na caminha do pet, tenha cuidado, pois pode causar alergias e irritações;
- Escove os pelos de seu animal todos os dias, se possível. Além de remover os pelos mortos, a escovação ajuda a remover outros tipos de sujeira;
- Precisa fazer uma limpeza mais pesada, com água sanitária e outros produtos mais fortes? Certifique-se de que seu amiguinho fique longe do ambiente durante a limpeza e pelo menos uns 15 a 30 minutos depois, para garantir que o local esteja seco;
- Seu animal se coça e/ou se lambe demais? Isso pode ser alguma reação alérgica aos produtos que você está utilizando ou até mesmo a alguma outra coisa totalmente diferente. Visite o veterinário o quanto antes, até porque essa coceira e lambeção podem resultar em – adivinha – mais mau cheiro!
E você, tem mais dicas para limpeza de casa com cachorro? Compartilhe-as nos comentários!
Créditos das imagens: Freepik.
Colaboração: Juliana Sanches, médica veterinária do VET Popular.
Comentários
Parabéns Fábio, muito bem escrito e com ótimo conteúdo. Anotando aqui boa parte das dicas para ir colocando em prática.
Só senti falta de uma parte sobre filhotes, pois dependendo da idade eles ainda não podem passear para fazer suas necessidades. Estou bem na dúvida sobre comprar ou não uma mop (e qual seria uma indicada), já que o meu filhote faz xixi metade das vezes no lugar certo e outra metade aleatoriamente pela casa.
Obrigado, Daniel!
Como não tive experiência com filhotes e a Caju só faz as necessidades na rua, não tenho “propriedade” pra falar sobre isso.
Mas eu compraria um “Seca Xixi”, que parece facilitar bastante a limpeza.