Se o seu pet está se conçando mais do que o normal, é provável que ele esteja com pulga. A coceira em excesso é um dos principais sintomas de infestação desse parasita e, se esse for o caso, é muito importante conhecer dicas e remédios para acabar com pulgas.
Embora sejam mais comuns em cães, as pulgas também são vistas em gatos.
No entanto, antes de aplicar as dicas e remédios caseiros para eliminá-las de uma vez por todas, é preciso reconhecer os sinais e os sintomas em seu amiguinho(a).
Nesse artigo mostraremos os tipos de pulgas mais comuns, além de dicas e soluções para acabar infestações em cães.
Confira!
Índice
Quais são os tipos mais comuns de pulgas?
Embora sejam muito pequenas, as pulgas são facilmente identificáveis em nossos pets. Geralmente são aqueles pontos pretos em suas peles e que estão fazendo os bichinhos se coçarem sem parar.
Os tipos mais comuns de pulgas são:
- Pulga comum (Pulex irritans)
- Pulga do gato (Ctenocephalides felis)
- Pulga do cachorro (Ctenocephalides canis)
- Pulga do rato (Xenopsylla cheopis)
O ciclo de vida das pulgas é extenso, e os parasitas podem ficar até duas semanas sem se alimentarem, só esperando o próximo hospedeiro.
Inclusive, como são pequenas e saltitantes, podem se transportar com facilidade. Geralmente são transportadas em tecidos e em outros seres vivos.
Quando encontra o hospedeiro, a pulga se alimenta de seu sangue e, então, coloca seus ovos no animal. As larvas se alimentam de resíduos orgânicos até chegarem na fase adulta para, então, colocar seus ovos e repetir o ciclo.
Como saber se o cachorro está com pulgas?
Geralmente, quando o animal apresenta sintomas ele já está infectado com várias pulgas.
Os primeiros sintomas são, geralmente, muita coceira. No entanto, é importante ficar de olho em outros sinais, já que a infestação desse parasita pode trazer problemas que vão além de um simples desconforto.
Para saber se o seu animal de estimação está com pulgas, veja se o pet está apresentando um ou mais sintomas, tais como:
Coceira
Esse é o sintoma mais comum, tanto em cães quanto em gatos.
O animal infectado vai se coçar bastante, especialmente no rosto, na virilha e nas orelhas.
Feridas
As feridas são resultados da coceira constante.
Se não tratadas, podem evoluir para infecções e problemas mais sérios.
Pelos sujos
Se a pelagem de seu pet estiver com uma sujeira esquisita, com pequenas manchas pretas acumuladas, então é bem provável que ele ou ela esteja com pulgas.
Essas manchas são as fezes dos parasitas.
Como acabar com as pulgas do pet?
As pulgas podem causar muito sofrimento em nossos animais de estimação. Caso o seu pet esteja infestado, não se preocupe.
Separamos algumas dicas de práticas e remédios caseiros que vão dar o fim nesses parasitas de forma prática, rápida e sem dor.
Confira:
Remédios caseiros
Frutas cítricas
Os cítricos são grandes antagonistas de diversos parasitas, incluindo as pulgas. Há diversas receitas contra elas que utilizam frutas cítricas para eliminá-las.
A seguir mostraremos duas bem eficazes:
Pegue um limão, laranja ou outra fruta cítrica e passe nos pelos do seu pet. As pulgas se afastarão imediatamente. É importante ter o cuidado de não encostar a fruta na pele do animal, pois o contato pode causar irritação.
Outro remédio caseiro é ferver um litro de água com algumas rodelas de limão. Em seguida, deixe esfriar durante a noite.
No dia seguinte, espalhe o líquido por todo o corpo do animal, evitando o contato com os olhos e o focinho. É importante que o animal não se exponha ao sol, caso contrário poderá se queimar.
Caso o animal apresente algum incomodo, retire a solução imediatamente.
Vinagre
O vinagre de maçã é um remédio caseiro que pode dar um fim definitivo nas pulgas. Além de afastar os parasitas, o vinagre vai deixar os pelos de pet bem brilhantes.
Preparando um banho anti-pulgas:
- Pegue uma xícara de vinagre, uma xícara de detergente e misture os dois ingredientes em uma bacia. Utilize essa mistura para dar banho no animal.
- Espalhe bem no pelo e deixe agir por uns 30 minutos. Logo após esse tempo, use um pente anti-pulgas para ir tirando os parasitas.
- Depois lave bem o cão para tirar todo o produto, que tem um cheiro bem forte.
Outra maneira de utilizar o vinagre é como um shampoo anti-pulgas.
- Pegue um pouco de shampoo para cachorros, meia xícara de vinagre de maçã (pode ser o branco, também) e meia xícara de água.
- Misture tudo e utilize o shampoo quando for dar banho no animal. Deixe agir por 5 minutos e depois retire o produto.
Dicas para acabar com as pulgas
Coleira anti-pulgas caseira
Uma dica que funciona bastante para acabar com os parasitas é a coleira anti-pulgas. Você mesmo pode criar essa coleira, embora existam várias coleiras desse tipo vendendo em lojas especializadas.
No entanto, as coleiras que vendem por aí soltam um cheiro bem forte e desagradável de inseticida. Nesse caso, a coleira anti-pulgas caseira é a solução perfeita.
Veja como criar uma coleira anti-pulgas:
- Pegue essência de lavanda ou alecrim, água e um pano.
- Dilua a essêencia em óleo e mergulhe o pano. Em seguida, enrole de forma confortável o pano no pescoço do pet, dando um nó de leve.
- Para aumentar o efeito, misture algumas gotas da essência com azeite de oliva e aplique na base da causa do animal.
Mas se preferir soluções profissionais, a Caju já usou a Seresto (sem cheiro) e a Leevre (um pouco fedida) e ambas funcionam muito bem!
Medicamentos orais
Se os remédios caseiros e a dica da coleira anti-pulgas não funcionar, leve o seu pet a um veterinário para que ele receite medicamentos orais.
Esses tipos de remédios são utilizados quando a situação do bicho está crítica. Além de serem bem eficazes, os medicamentos orais ainda previnem infestações por bastante tempo.
As pulgas podem ser difíceis de prevenir, especialmente quando o animal tem o costume de passear em parques, lugares verdes e entrar em contato com outros pets.
No entanto, manter a higiene do cão, além de manter o local bem limpo são formas seguras e práticas de prevenção.
Seguindo essas dicas e remédios para acabar com pulgas em cães, você conseguirá lidar com a infestação.
Caso não esteja conseguindo acabar com elas por conta própria, leve seu amigo de quatro patas a um veterinário de confiança.
Créditos das imagens: Freepik.
Deixe seu comentário