A boca e os dentes dos pets também apresentam problemas e doenças quando não há higienização correta. Mesmo assim, muitos tutores de cães e gatos não fazem ideia disso. Se você é um deles, não se preocupe: aqui vou te mostrar os como limpar e cuidar dos dentes do seu pet.
Nesse texto você vai encontrar diversas dicas e explicações sobre a saúde bucal de animais de estimação.
Dicas de escovação, problemas e doenças causados pela falta (ou má) escovação e muito mais.
Índice
Dicas e cuidados com dentes de cachorros e gatos
Você deve saber que cães e gatos podem apresentar mau hálito, cáries e diversos problemas bucais. Pois é, tenho certeza de que você já sentiu aquele “bafinho” vindo da boca do seu pet.
Isso indica que é a hora de fazer uma limpeza adequada, com escovação e creme dental apropriados. Veja como cuidar dos dentes do pet:
- Escove os dentes do animal com frequência: Use escova e creme dental adequado para pets. Eles podem ser encontrados em lojas de artigos para animais ou pela internet.
- Adquira brinquedos que contribuem na limpeza dos dentes: Alguns brinquedos de morder são dentífricos, isso significa que eles ajudam a retirar sobras de comida que ficam presas nos dentes. É algo similar ao nosso fio dental.
- Aposte na alimentação de qualidade: Ração e comidas secas sempre são mais adequadas para a saúde bucal de cães e gatos. Além de conterem mais nutrientes, evitam que o animal fique com restos de comida entre os dentes.
- Dê ossos: Muita gente não sabe, mas ossos e cartilagens de carne bovina (sempre crus) fortalecem o animal com cálcio e ajudam na limpeza das gengivas do seu pet. Jamais ofereça ossos pequenos, como os de galinha, pois o pet pode engasgar.
- Leve seu pet ao veterinário: Algumas vezes por ano, uma consulta com um profissional veterinário licenciado pode ser o segredo para dar aquela conferida na saúde bucal do seu bichinho de estimação.
Por que limpar e cuidar dos dentes dos pets?
A falta de escovação dos dentes de gatos e cachorros ocasiona problemas dentais e bucais bastante conhecidos, como o mau hálito, cárie, placa e tártaro.
Além destes, a falta de higienização dos dentes dos animais ainda pode levar a infecções como a gengivite e periodontite. E acredite, muitos cães e gatos apresentam esse problema no decorrer da vida.
Animais que vivem ou viviam no estado selvagem tendem a possuir menos problemas nos dentes, pois a dieta baseada em carne crua, ossos e cartilagens é capaz de manter os dentes mais saudáveis e fortes, diferente do que acontece com os animais domésticos.
Além de ser uma questão de saúde, convenhamos que é bem melhor ter seu gatinho ou cachorrinho com bom hálito, né? Afinal, eles costumam lamber para demonstrar carinho.
Tenho que escovar os dentes do pet todos os dias?
Seria o ideal que os pets escovassem os dentes diariamente, como nós humanos fazemos (ou pelo menos devíamos).
Após as refeições, isso ajuda a evitar o acúmulo de comida entre os dentes e combate a presença de bactérias.
Contudo, às vezes é muito difícil manipular o animal para limpar e cuidar dos dentes. Então, a escovação deve ser feita pelo menos uma vez por semana.
O pet não permite a escovação. O que fazer?
Alguns cães e gatos podem dar um trabalhão na hora de escovar os dentes, é normal. Isso acontece mais quando a prática surge de repente, pois o ideal é acostumá-los desde o nascimento. Assim eles considerarão algo normal.
Mas se, do nada, você chega enfiando um objeto novo na boca do seu pet, ele pode lutar com todas as forças para se soltar.
Sobre isso, o segredo é começar com baixa frequência, uma vez por semana e sempre o recompensando após, com passeio ou petiscos que também ajudam na limpeza bucal.
O segredo é a paciência e a persistência! Com alguns meses, o seu pet já vai entender que escovar os dentes não é algo terrível, principalmente se ele notar que sempre tem algo legal depois.
Além das dicas do vídeo acima, outra solução é apostar em petiscos que ajudam na limpeza e saúde bucal.
Posso passar creme dental de humanos nos dentes do pet?
Em hipótese alguma utilize creme dental para humanos.
O problema da questão é que as cremes dentais que usamos possuem muito flúor e agentes saponáceos que, quando ingeridos, podem causar problemas de saúde.
Nós, humanos, claramente não ingerimos o creme dental com o qual escovamos os dentes, mas ninguém garante isso em relação aos pets.
Use sempre creme dental específico para o seu animal de estimação.
O pet continua com mau hálito mesmo após a escovação. E agora?
Pode acontecer. Isso porque a halitose (mau hálito ou bafo, como é conhecida) também pode ser causada por problemas gástricos e endócrinos.
Ou seja, pode não estar relacionada a limpeza dos dentes.
Nesse caso, o mais recomendado é consultar um veterinário(a) e seguir um tratamento adequado para a resolução do problema.
Créditos das imagens: Freepik e Purina.
Deixe seu comentário