Como os animais não falam, é importante ficar atento aos sinais não verbais que eles dão. Isso inclui a posição em que eles dormem. Logo, a forma ou posição como o seu cachorro está dormindo pode ter um significado que diz muito sobre ele.
Não precisa ficar preocupado, mas é importante observar as posições com uma certa frequência, tanto para perceber um comportamento incomum, quanto para conhecer mais sobre seu companheiro e sua personalidade.
Ah! E o seu pet pode ter várias posições preferidas também, e isso vai depender muito do horário, do local e de quem estiver por perto na hora do seu cochilo.
Vamos conferir algumas posições e o que elas podem significar?
Índice
Dormindo de barriga para baixo
A posição mais comum dos animais dormirem, principalmente durante o dia, é de barriga para baixo.
Isso porque é uma posição de cochilo rápido, como se diz “estou descansando, mas estou disponível para uma aventura”.
Também é uma posição muito adotada por filhotes, que estão sempre prontos para brincar e pular. Já quando são vistas em animais mais velhos, quer dizer que eles são muito felizes.
E se ele tiver com as patas esticadas?
Na verdade, essa é uma variação da posição, chamada de “super herói”.
Quando o cachorro dorme de barriga para baixo, com as patas esticadas, não significa nada mais que uma tática para que ele consiga levantar de forma rápida.
E não se engane se o vir dormindo de barriga para baixo e bem enroladinho.
Ele pode aparentar um sono profundo, mas não passa de uma estratégia para descansar, sem deixar de estar em alerta.
Dormindo de barriga para cima
Um cochilo de barriga para cima, além de render cenas engraçadas, indica que o seu pet está relaxado e confortável em casa, ou onde estiver dormindo.
Essa posição o deixa vulnerável, com os órgãos vitais expostos e com uma certa dificuldade de se defender. É uma forma dele dizer que se sente seguro, e portanto, uma ótima notícia para os tutores.
Além disso, é uma ótima posição para dias quentes, e o cão precisa se refrescar. Como a pele da barriga é mais fina, ela absorve melhor a temperatura, assim como sente a ventilação.
Neste último caso, é muito comum encontrá-lo de barriga para cima e com as patas abertas.
Dormindo de lado
Essa é a posição dos sonhos, literalmente. Pois indica que o cachorro está tendo um sono revigorante, um verdadeiro momento de descanso. E por isso, é comum que ele sonhe quando estão assim.
De lado, os seus músculos ficam completamente relaxados, e os órgãos novamente à mostra. Ou seja, ele só quer descansar de forma confortável.
Se perceber que, num momento desse, o seu cão mudou de posição repentinamente, ele pode estar em um ambiente novo ou na presença de pessoas com quem não está habituado.
Dormindo enrolado, ou na posição de “bolinha”
É a posição mais comum nas estações mais frias do ano, como outono e inverno, pois ajuda o cachorro a se proteger do frio e se manter aquecido.
Também é uma posição muito vista em filhotes, já que eles sentem mais frio nessa idade.
Se perceber que a temperatura está baixa, e o seu cão tem dormido assim, não deixe de conferir se o lugar em que ele dorme é quente e confortável.
Ah! Dormir assim também quer dizer que o pet é tranquilo e afetuoso, tanto com o tutor, quanto com outras pessoas, mesmo que desconhecidas.
Dormindo no ninho, ou colo do tutor
Dormir aninhado, ou seja, no colo do seu tutor, pode indicar duas coisas: primeiro, que o cão gosta muito do seu dono, e se sente seguro com ele.
Segundo, que ele deseja se manter aquecido.
Isso porque, ele consegue regular a temperatura do seu corpo, usando o calor humano.
Por quanto tempo, em média, um cachorro precisa dormir?
Enquanto nós, humanos, precisamos de oito horas de sono por dia, os cães precisam dormir entre 12 a 14 horas para se sentirem bem.
Normalmente, animais maiores dormem mais que os menores, com exceção dos filhotes que podem dormir de 18 a 19 horas por dia, além de ficarem acordados por, no máximo, uma hora até o próximo descanso.
Com essas informações, você tem tudo para aprender sobre os hábitos de sono do seu animal. Dessa forma, pode se antecipar caso veja que algo não está certo.
Não apenas isso, já que nem toda mudança é um sinal de algo ruim.
Você também pode ajudá-lo a ser um animalzinho mais feliz, introduzindo práticas que melhorem o seu sono, como rotina de exercícios, banhos relaxantes e uma dieta saudável.
E se perceber um excesso de sono, não hesite em levá-lo a um veterinário, para um check-up.
Segundo pesquisa realizada na Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, quanto mais apegados aos seus donos, melhores são as noites de sono dos cachorros.
Por isso, a relação que você constrói com o seu pet, também ajuda muito em sua qualidade de vida.
Créditos das imagens: Freepik.
Deixe seu comentário