Em meados de 2020, uma história de devolução de dois cãezinhos chamou a atenção das redes sociais e da mídia em geral.
Tratam-se de Thor e Tigrão, a dupla que foi adotada aos dois meses pela atriz global Claudia Ohana, que os devolveu à ONG de onde os havia levado apenas alguns meses depois.
Índice
Como estão os vira-latas Thor e Tigrão?
O caso teve grande repercussão por conta das idas e vindas entre a atriz e a ONG Projeto Toca do Bicho, e até hoje Thor e Tigrão sofrem as consequências da devolução.
Depois de quase um ano do acontecido, os bichinhos permanecem esperando um novo lar. Agora com sete meses, a ONG tenta fazer com que eles consigam juntos uma mesma família.
A organização publicou fotos dos animais em busca da adoção, seguidas de um texto onde afirma que Thor e Tigrão entraram em depressão após a devolução.
Segundo a ONG, “Thor ainda brinca, faz uma gracinha, mas Tigrão permanece triste”. O cãozinho caramelo parece ter sentido mais a volta ao abrigo, e agora fica acuado na presença de humanos.
Relembre o caso dos vira-latas Thor e Tigrão
O caso veio à tona em julho do ano passado, quando a Toca do Bicho publicou fotos de Thor e Tigrão alegando que eles estavam deprimidos e precisavam de uma nova família.
Não demorou até que todos percebessem se tratar do cães adotados por Claudia Ohana, que passou a ser cobrada publicamente pelo abandono dos cachorros.
A atriz se defendeu alegando que problemas de saúde durante a pandemia a levaram a tomar a atitude, mas que a separação seria temporária. Em sua conta no Instagram, Ohana afirmou que a devolução “era a única coisa possível de se fazer”.
Eu tenho um 1,60 de altura e peso 47 quilos. Obviamente, eu passei a encontrar sérias dificuldades de ordem motora para cuidar dos meus doguinhos que cresceram rapidamente e ainda não tinha passado por nenhum processo de adestramento. Confesso que não vi abandono nisso, apenas achei que era a única coisa possível de se fazer em uma situação como a minha.
Claudia Ohana
Ainda segundo ela, ficou acordado com a ONG que a dupla voltaria ao abrigo durante o período de pandemia: “Opção que aceitei na hora por acreditar que, certamente, lá seriam bem tratados e, inclusive, mais felizes até o momento de retomarem para minha casa”, escreveu.
A ONG de pronto rebateu as declarações da atriz, as quais tratou como “inverdades” e “justificativas injustificáveis” para o abandono dos bichinhos.
Até o momento vínhamos mantendo o anonimato de quem devolveu Thor e Tigrão. Mas diante das inverdades postadas pela atriz Claudia Ohana, que até apagou o próprio vídeo feito no feed, por conter absurdos, e procurar a classe artística para justificar o injustificável, peço que vejam o vídeo e tirem as próprias conclusões. Somos uma ONG séria, que luta com dificuldade para manter mais de 150 animais e encaminhá-los à famílias que os tratam como filhos.
Trecho de post do @projetotocadobicho
Além disso, a organização divulgou áudio no qual a atriz já manifestava o desejo de devolver Thor e Tigrão antes mesmo do período de pandemia, pois eles estavam “destruindo a casa inteira”.
Acabou que eu fiquei na minha casa com os dois pequenos que não são mais pequenos, que estão destruindo a minha casa inteira. Ninguém imaginava que a gente ia estar nessa situação. E eu já desenvolvi todo um emocional com eles, mas eu não tenho mais condições de ficar com eles. Eu não tenho mais sala, eu não tenho mais nada. Ou eu, ou eles. Queria saber como a gente pode fazer porque está muito complicado pra mim. E eu infelizmente vou ter que devolver eles. Eu sei que isso não se deveria fazer, mas estamos num momento muito complicado.
Claudia Ohana
“Eu não tô conseguindo [ficar com os cães]. E tem o Thor também que rosna pra mim. Eu tenho que pegar um pau pra me defender dele. Mas o maior problema é a destruição geral, de tudo”, completou no áudio.
A ONG procurou encerrar o assunto afirmando que não iria devolver os cães à antiga dona, “que provou pelas inconsistências e negligências que não tem condições de adotar um animal sequer”.
O Projeto Toca do Bicho ainda explicou que Thor e Tigrão foram recolocados para adoção após a atriz encerrar contato, demonstrando estar desinteressada em retomar a adoção dos cães no período pós-pandemia, como havia dito.
“Ela nunca se preocupou em saber deles, nunca foi visitá-los ou mandou um saco de ração para os filhos que dizia tanto amar. Ela sumiu. Acabou a confiança”, afirmava a postagem no Instagram.
“As inverdades continuam e as justificativas injustificáveis também. Então, o melhor a ser feito é seguir nosso caminho, pois temos muito a continuar fazendo pelos animais”, completava o texto.
Adote com consciência
Como você pode ver, devolver um cão depois de uma adoção pode causar sérios problemas para o animal.
Isso porque um pet não é um objeto, um produto que pode ser devolvido depois de um período de teste. É um ser com vida.
Adotar é lindo, mas é preciso planejamento antes de assumir um compromisso desse tamanho.
Então, se você quer adotar um cachorrinho, confira essa checklist para adoção para ter certeza de que terá condições!
Créditos das imagens: ONG Projeto Toca do Bicho.
Deixe seu comentário