Atenção: Isso não é uma recomendação de investimento! É apenas um texto informativo sobre um assunto que, de certa forma, tem tudo a ver com este blog.
“100% brasileiro. 100% pulguento. 100% business. Recuse imitações”. É com humor que a Vira-Lata Finance, projeto meme em protocolo de finança descentralizada (DeFi, em inglês) criado por brasileiros, define a sua criptomoeda, o $REAU.
Com o popular “vira-lata caramelo” como mascote, a Vira-Lata Finance ($REAU) promete rivalizar com a mundialmente consolidada Dogecoin, cibermoeda do famoso cãozinho Shiba Inu.
Sobre a Vira-Lata Finance
Basta uma rápida visita ao site oficial para o projeto já dizer ao que veio: “Doge e reais? Coisa do passado. Agora o $reAUUU veio para substituí-los, com um contrato inteligente que beneficia aqueles que têm mãos de diamante”.
Nas redes sociais, sempre em um tom bem humorado, o projeto se descreve como “a primeira criptomoeda meme do Brasil. Melhor do que DogeCoin: deflacionária, segura e autossustentável”.
E ainda diz mais: “Já que nosso governo, apesar de imprimir dinheiro sem parar, não nos deixou colocar o vira-lata caramelo na nota de R$200,00, então vamos fazer o reAUUUUUUUU valer (bem) mais que 1 real.”
Apesar de ainda não ter caído no gosto popular – a criptomoeda hoje vale apenas alguns centavos – o projeto trabalha para atrair investidores divulgando a sua “mensagem”.
Dentre os objetivos descritos pelo projeto em seu site oficial estão:
- Ajudar instituições não governamentais de auxílio a animais abandonados;
- Levar a mensagem DeFi e criptomoedas ao público brasileiro, oferecendo uma alternativa ao sistema financeiro centralizado;
- Incentivar a primeira e mais incrível comunidade de DeFi no Brasil!;
- Pelo menos um outdoor em um centro movimentado
Os grandes trunfos da Vira-Lata Finance ($REAU) para superar a sua concorrente, a Dogecoin, são os mecanismos deflacionários que o protocolo afirma ter – como a queima de moedas para a piscina de liquidez -, além de uma proteção “anti-baleia” para impedir que a maior parte do suprimento da criptomoeda seja controlada por apenas um endereço.
O projeto também oferece incentivo aos holders de 1% em cada transação, que serão divididos entre os detentores da moeda.
Os cuidados com o projeto
Vale ressaltar que a Vira-Lata Finance, a exemplo de sua antecessora no Brasil, a Dilmacoin, é uma moeda meme, uma piada, e, portanto, um investimento de risco muito elevado e não recomendável.
Embora esteja inserida em um mercado com bastante crescimento no momento (DeFi), não há qualquer garantia de que o projeto dará certo.
Ao mesmo tempo em que pode gerar lucros para os investidores, também pode seguir o caminho da YAM, projeto que teve queda de 99% em apenas alguns minutos.
Assim como em 2017, o momento parece muito oportuno para a criação dos chamados altcoins. No entanto, é preciso entender que criação e sustentação são qualidades diferentes. Há facilidade para a geração de ativos, mas nenhum projeto será sustentável se não houver uma base muito sólida.
Portanto, muito cuidado com a Vira-Lata Finance.
Deixe seu comentário